Modelos Semióticos no Trabalho Historiográfico com os Quadrinhos: questões teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9419Palabras clave:
Histórias em quadrinhos. Historiografia. Semiótica.Resumen
O presente artigo tem por objetivo apontar questões teórico-metodológicas para a abordagem de quadrinhos como fonte no trabalho historiográfico. Essas questões têm como eixo central ressaltar algumas preocupações necessárias com as especificidades técnicas relacionadas ao trabalho com a arte sequencial. Essas questões são voltadas, em especial, mas não limitadamente, para os trabalhos em história social. Em um segundo momento, o artigo visa também a abordagem de perspectivas semióticas no tratamento dessa fonte para o trabalho historiográfico, dentro das preocupações apresentadas para o estudo da sequenciação. Por fim, serão apresentados alguns trabalhos relevantes da aplicação de análises semióticas dos quadrinhos no trabalho historiográfico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-19
Cómo citar
Nachtigall, L. S. (2018). Modelos Semióticos no Trabalho Historiográfico com os Quadrinhos: questões teórico-metodológicas. Fronteiras, 20(36), 122–136. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9419
Número
Sección
DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).