As diferentes noções de mudança dentro da música caipira: uma reflexão sobre a obra de Tião Carreiro
Palabras clave:
Sertão. Música Caipira. Tião Carreiro.Resumen
Partindo das obras que apontaram as mais perpetuadas definições do sertão brasileiro, buscamos nesse trabalho contemplar como tais definições influenciaram a significação da música caipira. Além disso, analisamos como as narrativas que contaram a trajetória da música caipira problematizam as diferentes mudanças ocorridas em tal estilo musical, quando o mesmo começa a ser registrado pelas gravadoras e alcança os meios de comunicação. Dessa forma, procuro desconstruir “as narrativas da mudança” a partir das questões levantadas pelo etnomusicólogo Bruno Nettl, defensor da idéia de que o conceito de mudança perpassa por várias definições e significados. Por fim, analisamos elementos musicais e extramusicais da obra de Tião Carreiro, considerado por muitos um representante típico da chamada música caipira “de raiz”.Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão O. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LACAPRA, Dominick. Repensar la historia intelectual y leer textos. In: “Giro Lingüístico” e historia intelectual. Quilmes: Universidad Nacional de Quilmes, 1998. p. 237-293.
LIMA, Nísia Trindade. Um sertão chamado Brasil. Rio de Janeiro: Revam, IUPERJ, UCAM, 1999.
NEPOMUCENO, Rosa. Música caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.
SANTOS, Mariza Veloso Motta; MADEIRA, Maria Angélica. Leituras brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).