Contribuições da imprensa periódica especializada para os estudos em história da educação: a revista A Eschola Publica e as disputas pela hegemonia do campo educacional paulista (1893-1897)

Autores/as

  • Adriana Aparecida Pinto UFMS - Coxim

Palabras clave:

Imprensa periódica educacional. História da educação. Organização educacional paulista.

Resumen

O trabalho do historiador, em específico do historiador da educação, pode ser comparado a um trabalho de garimpagem; garimpagem de fontes documentais, dos momentos históricos, dos arquivos e acervos para, assim, revelar detalhes ainda não conhecidos sobre a história dos lugares, das pessoas e das instituições. No tocante à produção historiográfica da educação, a partir da década de 1980 é possível observar mudanças em relação ao reconhecimento desta como área de pesquisa e dos objetos de estudo como, de fato, elementos que contribuem para a produção de conhecimento no campo da História. Segundo Antonio Nóvoa, “a história da educação tem sido considerada como uma ‘disciplina menor’ tanto por uns como por outros: uns consideram-na um prolongamento, algo marginal da história; outros não lhe concedem o espaço de intervenção pedagógica que lhe pertence” (1992: 216). Nesse sentido este artigo tem a pretensão de contribuir para vislumbrar uma das possibilidades de pesquisa em História da Educação, a partir da seleção de fontes documentais relativas à imprensa periódica educacional, em especial revistas de ensino.

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Publicado

2008-12-28

Cómo citar

Pinto, A. A. (2008). Contribuições da imprensa periódica especializada para os estudos em história da educação: a revista A Eschola Publica e as disputas pela hegemonia do campo educacional paulista (1893-1897). Fronteiras, 10(18), 95–118. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/139