A classificação do conhecimento arqueológico através da análise de conceitos na arte rupestre
Palabras clave:
Arte Rupestre. Teoria dos Conceitos. Classificação do Conhecimento.Resumen
O presente trabalho pretende discutir a classificação dos conceitos realizada pelos arqueólogos sobre a Arte Rupestre. A discussão está embasada na Teoria do Conceito de Dalhberg (1978), onde os fundamentos dessa estrutura teórica se aproximam Semiótica de Peirce (1977). Para discutir a classificação, no que diz respeito a sua fundamentação, buscou-se subsídios em Foucault (1992), na arqueologia de Mendonça de Souza (1992 e s/d), Hodder (1994) e Bradley (1994) e na classificação do conhecimento de Vickery (1960), Janecke (1995) e, principalmente Ranganathan (1963). Assim, procurou-se relacionar as diferentes instâncias de conceitos utilizados para representar a Arte Rupestre com o PMEST, de Ranganathan, procurando vinculara a sua estrutura conceitual aos arranjos de organização do conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).