Fronteiras e fronteiriços: os intercâmbios culturais e a nacionalização da fronteira no sul do estado de Mato Grosso
Palabras clave:
Fronteiras. Identidade. Mato Grosso.Resumen
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as trocas e intercâmbios culturais no sul de Mato Grosso, região fronteiriça com o Paraguai e Bolívia. Como corredor, ponto de passagem, de convivência e de troca de experiências a região tornou-se o lugar da heterogeneidade. O Estado sempre procurou nacionalizar e integrar a fronteira oeste à Nação, porém, na década de 40, esta ainda era representada como desnacionalizada, isolada e múltipla. O livre trânsito fronteiriço, a preponderância cultural dos paraguaios e a fluidez do Estado eram apontados como os principais problemas à segurança e soberania nacional. Discursos como esses respaldavam atitudes xenófobas e autoritárias para integrar definitivamente a região ao corpo da
Nação da qual estaria segregada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).