Da Assistência e Pertencimento Clubístico em Bello Horizonte: A construção de um novo hábito em uma nova cidade
Palabras clave:
Assistência. Pertencimento clubístico. Futebol e torcer.Resumen
O presente artigo trata do processo de construção do “torcer” na cidade de Belo Horizonte, nos primeiros anos de futebol na recém-criada capital mineira (1904 a 1915). Como parte integrante de uma investigação de Mestrado, o texto concentrou-se nas primeiras manifestações da prática do futebol na cidade de Belo Horizonte, tentando localizar referências da assistência. Por conter características do processo de consolidação do esporte e do lazer na cidade, o artigo abarcou justamente o tempo que vai do advento do esporte bretão à sua afirmação, tanto como prática física quanto prática de divertimento posto notadamente na platéia. Afirmação esta marcada pela fundação da Liga Mineira de Sports Athleticos e de um campeonato mais consistente e organizado. Neste período também foi possível perceber um movimento de transição, entre uma platéia distintiva e fidalga, sem características marcantes de um pertencimento clubístico, para um momento onde o entorno dos “grounds” começa a ser habitado por um número maior de pessoas, que principiam um comportamento diferenciado, demarcado pela crescente admiração aos clubes de futebol.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-30
Cómo citar
Silva, S. R. da, & Souza Neto, G. J. de. (2010). Da Assistência e Pertencimento Clubístico em Bello Horizonte: A construção de um novo hábito em uma nova cidade. Fronteiras, 12(22), 61–88. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/902
Número
Sección
DOSSIER HISTORIA DEL DEPORTES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).