Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil

Autores/as

  • Divino Marcos de Sena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Trabalhadores livres e pobres. “Baixo Paraguai”. Século XIX.

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal apresentar um breve panorama sobre a presença e participação de trabalhadores livres e pobres na região que era conhecida, no século XIX, como Baixo Paraguai. Nesse sentido, procuro, primeiramente, caracterizar aquele território pertencente à capitania e depois província de Mato Grosso, bem como as características da sua população para o período que antecede a Guerra do Paraguai (1864-1870). Feito isso, discuto a presença de homens livres e pobres no desenvolvimento de algumas atividades. A proposta do presente estudo é demonstrar que mesmo presentes numa sociedade escravista, homens livres e pobres tiveram participação na dinâmica da região.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Divino Marcos de Sena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal; Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados; Professor Substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal.

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Sena, D. M. de. (2010). Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil. Fronteiras, 12(22), 153–173. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/865