Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil
Palabras clave:
Trabalhadores livres e pobres. “Baixo Paraguai”. Século XIX.Resumen
Este artigo tem como objetivo principal apresentar um breve panorama sobre a presença e participação de trabalhadores livres e pobres na região que era conhecida, no século XIX, como Baixo Paraguai. Nesse sentido, procuro, primeiramente, caracterizar aquele território pertencente à capitania e depois província de Mato Grosso, bem como as características da sua população para o período que antecede a Guerra do Paraguai (1864-1870). Feito isso, discuto a presença de homens livres e pobres no desenvolvimento de algumas atividades. A proposta do presente estudo é demonstrar que mesmo presentes numa sociedade escravista, homens livres e pobres tiveram participação na dinâmica da região.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-30
Cómo citar
Sena, D. M. de. (2010). Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil. Fronteiras, 12(22), 153–173. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/865
Número
Sección
ARTÍCULOS LIBRES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).