Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019)

Autores/as

  • Erinaldo Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Geovanni Cabral Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • João Luiz Damasceno Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8644

Palabras clave:

História. Trajetória. Gênero. Maria Joana Pedro.

Resumen

A entrevista aborda a trajetória pessoal e profissional da historiadora Maria Joana Pedro da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse sentido, Joana Maria Pedro relembra os momentos e as circunstâncias que possibilitaram sua escolha pela área da História e pelos estudos sobre gênero. Também ela rememora sua trajetória acadêmica, destaca as ações desenvolvidas sobre os debates, eventos e publicações que tematizam as relações de gênero, ressalta alguns desafios que a temática provoca e a importância acadêmica e política que os estudos sobre gênero adquiriram nos dias atuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erinaldo Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Diretor da Regional Norte de História Oral (2018-2020). Líder do grupo de pesquisa iTemnpo.

Geovanni Cabral, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Docente da Faculdade de História da Unifesspa e vice-líder do iTemnpo. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

João Luiz Damasceno, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Discente do Curso de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Publicado

2018-08-22

Cómo citar

Cavalcanti, E., Cabral, G., & Damasceno, J. L. (2018). Entrevista com Joana Maria Pedro (Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidenta da Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil - biênio 2018-2019). Fronteiras, 20(35), 238–256. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8644