Metodismo (Justus Nelson), Igreja Católica e República: discursos, casamento e família (Belém-PA, 1890)
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7595Palabras clave:
Metodismo (Justus Nelson). Igreja Católica. República. Casamento e família.Resumen
O artigo possui como princípio elementar firmar posição na lógica de que, em Belém-PA, o pastor metodista Justus Nelson, a Igreja Católica e a República jamais se distanciaram de concepções político-religiosas quando o eixo versava a respeito do casamento e família. Quanto a importância destes, aqueles pensavam a sua constituição como essenciais à sociedade, no entanto, fabricavam discursos dessemelhantes quanto a forma da celebração do ato solene a constituir linhagem dita salubre. Assim sendo, se por um lado, metodistas e República passaram a elaborar discursos no sentido de convencer que a união civil era legal e válida, por outro, a Igreja propagandeava o ato civil como espúrio por inexistir Deus em sua efetivação e, por esta razão, somente a sua celebração era prudente moral e religiosamente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-30
Cómo citar
Campos, I. D. (2017). Metodismo (Justus Nelson), Igreja Católica e República: discursos, casamento e família (Belém-PA, 1890). Fronteiras, 19(34), 135–158. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7595
Número
Sección
DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).