Da metalurgia legislativa das Diretrizes Curriculares Nacionais à marcenaria curricular da licenciatura em História: o caso da UEPG
Palabras clave:
Licenciatura em História. Ensino Superior. Formação de Professores. UEPG.Resumen
O texto objetiva analisar e discutir as características principais do currículo de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para isso, o método de análise documental utilizado foi a reconstituição do contexto do surgimento desse currículo e a análise interna dos deslocamentos que significou em relação ao currículo anterior. Para o primeiro momento, foi necessário sistematizar e problematizar o processo de produção as Diretrizes Curriculares de História em confronto com as posições vitoriosas consolidadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Além disso, nessa constituição de cenário, foi considerada a leitura local dominante dos documentos nacionais, com a qual se confrontou a equipe que produziu o documento local. Por fim, estabelecidas as condições históricas de produção, analisam-se os resultados finais: quais áreas foram privilegiadas, quais foram preteridas e quais foram mantidas em relação ao que foi apontado nas diretrizes. Verifica-se que a imposição legal de 800 horas de Estágio e Prática foi assimilada através da redução de carga horária de disciplinas de conteúdo, mas a carga teórica também foi ampliada. De um modo geral, pode-se dizer que a mudança não significou apenas a assimilação das normas legais, mas uma mudança de paradigma, o que indica uma força de mudança independente dos estatutos legais e vinculada à dinâmica epistemológica da disciplina. Isso não deve ofuscar o fato de que restaram permanências, tanto ligadas a elementos tradicionais do ensino de História (como a divisão quadripartite da História, por exemplo) quanto à necessidade de manter brechas que desobriguem mudanças práticas em nichos específicos das disciplinas do curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-18
Cómo citar
Cerri, L. F. (2009). Da metalurgia legislativa das Diretrizes Curriculares Nacionais à marcenaria curricular da licenciatura em História: o caso da UEPG. Fronteiras, 11(20), 13–26. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/622
Número
Sección
DOSSIER ENSEÑANZA DE HISTORIA
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).