Memórias e trajetórias de pessoas no Projeto de Assentamento Nova Casa Verde – MS: um estudo de caso sobre o desenvolvimento da sociabilidade
Palabras clave:
Cultura. Coexistência. Oralidades. Reforma-agrária.Resumen
O artigo problematiza as diferentes formas de reprodução social do Projeto de Assentamento (P.A.) Casa Verde, a diversidade humana e laboral que se apresenta nesse ambiente. É possível perceber a maneira como as pessoas que ali residem encaram o cotidiano sendo elas próprias agentes político-sociais do lugar onde moram. O aporte teórico-metodológico é respaldado em primeiro plano pela compatibilidade com a História Agrária, embora com um aprofundamento nas teorias sociológicas. As fontes históricas foram produzidas pelos autores e possuem aproximação com a História Oral. O texto mostra a heterogeneidade das relações humanas pautadas especialmente sob a perspectiva social e cultural no meio em que as pessoas estão inseridas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).