A cidade de Marabá sob o impacto dos projetos governamentais (1970-2000)

Autores/as

  • José Jonas Almeida Universidade de São Paulo

Palabras clave:

História da Amazônia. Políticas públicas.

Resumen

Em função das perspectivas trazidas pela descoberta de minério de ferro na Serra dos Carajás, no sul do Pará, o Governo Federal promoveu a partir de 1970, uma série de intervenções na cidade de Marabá. Uma vez verificada a localização inadequada do sítio urbano, vulnerável às enchentes periódicas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, foi planejada a transferência da cidade para outro local, onde hoje se encontra a Nova Marabá. A população da cidade antiga não viu com simpatia a idéia, tendo já estabelecido um convívio com as enchentes que praticamente todos os anos afetam a cidade. A persistência da Marabá Pioneira e de seus moradores que ainda estabelecem um modo de vida típico das populações ribeirinhas da Amazônia revela também o fracasso da política de planejamento governamental feita de fora da realidade local e de uma acomodação dos moradores com um problema que acaba gerando custos elevados para o Poder Público em função dos prejuízos provocados todos os anos pelas enchentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Jonas Almeida, Universidade de São Paulo

Mestre em História Econômica pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Publicado

2009-12-18

Cómo citar

Almeida, J. J. (2009). A cidade de Marabá sob o impacto dos projetos governamentais (1970-2000). Fronteiras, 11(20), 167–188. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/347