Duas formas de narrar: a representação histórica e literária

Autores/as

  • Fábio Luiz Arruda Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

História. Literatura. Narrativa. Representação.

Resumen

História e literatura se mesclam, por vezes, no exercer de suas especificidades, sendo que nem sempre fica evidente onde uma termina e a outra inicia. Nessa perspectiva é que se propõe uma reflexão sobre a constituição da narrativa histórica e literária, observando como elas elaboram a representação da realidade, guardando suas especificidades. Será dado destaque à fronteira entre essas duas áreas de saber.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Luiz Arruda, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, atuando na área de Literatura e Práticas Culturais, na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária - MÖEBIUS, que está sob a liderança da Profª Drª Adna Candido de Paula. A principal atuação de pesquisa está relacionada à Literatura e História regionais de Mato Grosso do Sul, a questão do diálogo entre teorias literárias, baseando-se nas teorias do filósofo francês Paul Ricoeur e a interdisciplinaridade. É graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2013-07-06

Cómo citar

Arruda, F. L. (2013). Duas formas de narrar: a representação histórica e literária. Fronteiras, 15(26), 79–92. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/2685