El sistema sesmarial en el Imperio Atlántico portugués
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v24i44.17255Palabras clave:
Sistema Sesmarial, Sesmarias, Imperio Atlántico PortuguésDescargas
Citas
ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira. Senhorios Coloniais. Direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América portuguesa. Niterói: Proprietas, 2022.
FERLINI, Vera Lúcia Amaral. As mudanças da terra: estrutura fundiárias, propriedades e mão-de-obra na transição colonial (1780-1830). In. IV Brazilian Studies Association, Washington D.C, 1997.
LIMA, Ruy Cirne. Pequena história territorial do Brasil: sesmarias e terras devolutas. Porto Alegre: Editora Sulina, 1954.
MOTTA, Márcia Maria Menendes. Nas fronteiras do poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de Leitura / Arquivo Público do estado do Rio de Janeiro, 1998.
NEVES, Erivaldo Fagundes. Estrutura fundiária e dinâmica mercantil: Alto Sertão da Bahia, séculos XVIII e XIX. Salvador / Feira de Santana: UFBA / UEFS, 2005.
NOZOE, Nelson. A apropriação de terras rurais na Capitania de São Paulo. Tese (Livre-docência), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
OSÓRIO, Helen. O império português no sul da América: estancieiros, lavradores e comerciantes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
PORTO, Costa. Estudo sôbre o sistema sesmarial. Recife: Imprensa Universitária, 1965.
SCHINKE, Gert. O poder e a terra: 500 anos de concessões de terras públicas em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2022
SILVA, Lígia Osório. Terras devolutas e latifúndio: efeitos da Lei de 1850. Campinas: UNICAMP, 1996.
VARELA, Laura Beck. Das sesmarias à propriedade moderna: um estudo de história do direito brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).