Contribuições da imprensa periódica especializada para os estudos em história da educação: a revista A Eschola Publica e as disputas pela hegemonia do campo educacional paulista (1893-1897)
Palabras clave:
Imprensa periódica educacional. História da educação. Organização educacional paulista.Resumen
O trabalho do historiador, em específico do historiador da educação, pode ser comparado a um trabalho de garimpagem; garimpagem de fontes documentais, dos momentos históricos, dos arquivos e acervos para, assim, revelar detalhes ainda não conhecidos sobre a história dos lugares, das pessoas e das instituições. No tocante à produção historiográfica da educação, a partir da década de 1980 é possível observar mudanças em relação ao reconhecimento desta como área de pesquisa e dos objetos de estudo como, de fato, elementos que contribuem para a produção de conhecimento no campo da História. Segundo Antonio Nóvoa, “a história da educação tem sido considerada como uma ‘disciplina menor’ tanto por uns como por outros: uns consideram-na um prolongamento, algo marginal da história; outros não lhe concedem o espaço de intervenção pedagógica que lhe pertence” (1992: 216). Nesse sentido este artigo tem a pretensão de contribuir para vislumbrar uma das possibilidades de pesquisa em História da Educação, a partir da seleção de fontes documentais relativas à imprensa periódica educacional, em especial revistas de ensino.
Descargas
Citas
ANTUNHA, H. C. G. A instrução pública em São Paulo: a reforma de 1920. São Paulo: FE-USP, 1976. (Série Estudos e Documentos).
BASTOS, M. H. C. Apêndice – A imprensa periódica no Brasil de 1808 a 1994. In CATANI, D. B. (org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 173-187.
CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A escola e a República. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CATANI, D. B. Educadores à meia-luz: um estudo sobre a Revista de Ensino da Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo 1902-1919. 1989. Tese (Doutorado em Educação) – FEUSP, São Paulo.
CATANI, D. B. Ensaios sobre a produção e circulação dos saberes pedagógicos. São Paulo, 1994. Tese (Livre Docência) – FEUSP, São Paulo.
CATANI, D.B.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
COSTA, Ana Maria Catelli Infantosi da. A educação em São Paulo na República Velha: a expansão do ensino primário. 1980. Dissertação (Mestrado em Educação) – FEUSP, São Paulo.
DEGANI, M. T. Aspectos mais significativos da instrução no estado de São Paulo na 1ª década republicana. 1973. Tese (Doutorado em Educação) – FFCL. Araraquara-SP.
MONARCHA, C. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas/SP: UNICAMP, 1999.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Notas sobre linguagem, texto e pesquisa histórica em educação. III Simpósio de Filosofia e Ciências, UNESP/Marília, 1999 (mimeo).
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo/1876-1994). São Paulo: UNESP/ CONPED, 2000.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU, 1974.
NÒVOA, A. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, D. B. (Org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 11-31.
NÓVOA, António (dir.) A Imprensa de Educação e Ensino: repertório analítico (séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
PINTO, Adriana Aparecida. A Eschola Publica: um estudo da pedagogia paulista no século XIX (1893-1897). 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Filosofia, UNESP, Marília-SP.
POLIANTEIA Comemorativa do Centenário do Ensino Normal em São Paulo: 1846-1946.
REIS FILHO, C. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1981.
RELATÓRIOS da Inspectoria da Instrução Publica do Estado de São Paulo. 1892-1897.
RODRIGUES, J. L. Um retrospecto: alguns subsídios para a história pragmática do ensino público em São Paulo. São Paulo: Instituto D. Anna Rosa, 1930.
SILVEIRA, C. Apontamentos para uma história do ensino público em São Paulo: revistas de ensino. Revista Educação, n. 3. vol. VII, jun. 1929.
SOUZA, R. F. de. Templos de civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos escolares no estado de São Paulo: 1890-1910. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
VIDAL, Diana Gonçalves; CAMARGO, Marilena Jorge Guedes de. A imprensa periódica especializada e a pesquisa histórica; estudos sobre o Boletim de educação Pública e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1992). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 175, set./dez. 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).