Intolerância política: a luta católica contra o comunismo na cidade de São Paulo após a Segunda Guerra Mundial
Palabras clave:
Igreja Católica. Anticomunismo. Representações Sociais.Resumen
O artigo analisa o conflito entre Igreja Católica e Partido Comunista do Brasil (PCB), no período após a Segunda Guerra, mediante fragmentos de alguns documentos católicos que indicam as representações anticomunistas, construídas por setores conservadores católicos, desde a década de 20 e que, reelaboradas em uma nova conjuntura, não deixavam de expressar e agregar valores fortemente negativos aos movimentos socialistas em geral. Estas representações constituídas a partir de um fundo emocional e religioso, colaboravam para uma situação de intolerância política que resultaria, entre outras coisas, na cassação do registro do PCB, bem como, de seus representantes eleitos após 1945. Elas reforçaram um traço da cultura política nacional: o ódio e o medo da política comunista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).