1898–1998: a pré-história brasileira em cem anos de livros didáticos
Palabras clave:
Ensino de Pré-História. Livros Didáticos de História. Políticas Educacionais.Resumen
O presente artigo, entendendo o livro didático como um poderoso instrumento de controle social e de dominação cultural e ideológica, analisa as sucessivas exclusões e inclusões da pré-história brasileira em manuais de História, ao longo dos últimos cem anos. São identificados apenas três momentos de valorização da pré-história nesses livros: ao final do século XIX, ao longo da era Vargas e na atual década de 90, como resultado de interesses distintos e em três contextos bastante diferenciados. Nos demais, o brutal processo de aniquilamento das culturas nativas, além de exterminá-las, procura de todas as formas apagá-las dos textos que contam a história da nação brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).