1898–1998: a pré-história brasileira em cem anos de livros didáticos

Autores/as

  • Tania Andrade Lima Museu Nacional/UFRJ
  • Regina Coeli Pinheiro da Silva Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

Palabras clave:

Ensino de Pré-História. Livros Didáticos de História. Políticas Educacionais.

Resumen

O presente artigo, entendendo o livro didático como um poderoso instrumento de controle social e de dominação cultural e ideológica, analisa as sucessivas exclusões e inclusões da pré-história brasileira em manuais de História, ao longo dos últimos cem anos. São identificados apenas três momentos de valorização da pré-história nesses livros: ao final do século XIX, ao longo da era Vargas e na atual década de 90, como resultado de interesses distintos e em três contextos bastante diferenciados. Nos demais, o brutal processo de aniquilamento das culturas nativas, além de exterminá-las, procura de todas as formas apagá-las dos textos que contam a história da nação brasileira.

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Publicado

2021-01-25

Cómo citar

Lima, T. A., & Silva, R. C. P. da. (2021). 1898–1998: a pré-história brasileira em cem anos de livros didáticos. Fronteiras, 3(6), 91–134. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/13389