Comidas e cozinha na cultura sertaneja: passado e presente no interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11482Palabras clave:
Sertão baiano. Secas. Comidas.Resumen
O presente artigo busca analisar as comidas e cozinha sertaneja da Bahia condicionadas as condições climáticas ao longo do tempo. O estudo revela os valores do sertão baiano, mostrando as particularidades culturais e o que é produzido regionalmente, como os ingredientes da culinária, que fazem parte dos princípios de participação comunitária e sustentabilidade dos municípios. A relação da culinária do sertão e sua adaptação às condições climáticas evidenciou a importância de se mostrar como os sertanejos, - apesar das condições climáticas adversas, a falta de água e a impossibilidade de produção agropecuária ampla e contínua -, indicam estratégias de sobrevivência em condições adversas, ao tempo em que se apontam pratos exóticos e de sabor realçado, ao gosto sertanejo, onde a forma de se alimentar associada às condições climáticas, podem permitir, também, através da comida, marcar a sua identidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2019-12-18
Cómo citar
Venâncio Filho, R. P. (2019). Comidas e cozinha na cultura sertaneja: passado e presente no interior da Bahia. Fronteiras, 21(38), 223–238. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11482
Número
Sección
ARTÍCULOS LIBRES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).