O encontro entre história e memória: a materialização na forma de um memorial
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i37.10141Resumen
Esta pesquisa aborda um aspecto histórico imerso no presente e busca contextualizar um monumento como representação material que refaz a memória. Para isso, propõe-se a análise do monumento erigido no município de Santa Helena – PR, em memória à marcha de Luiz Carlos Prestes. O objetivo central do estudo é explorar se essa representação material de um evento passado funciona como forma simbólica de instituição de um lugar de memória através de ritualização e de uma intervenção urbana. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, o levantamento dos dados consistiu na pesquisa histórica documental e, em parte, no uso de fontes impressas (folders, fotografias e matérias de jornais). O arcabouço teórico gira em torno de discussões que envolvem os conceitos ligados à história e à memória. Como resultado, observa-se a disputa pela preservação da memória, o que se evidencia através da articulação entre a representação do monumento e a tentativa de ritualização em torno do lugar. Nesse sentido, foi possível verificar que o município, ao contextualizar o monumento e refazer sua história, reconstrói e sedimenta memórias, as quais estão concretizadas ali. Dessa forma, este estudo contribui para a produção do conhecimento e oferece a possibilidade de abertura para pesquisas futuras a partir de seu espaço e contexto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2019-07-23
Cómo citar
Cabanha, S. (2019). O encontro entre história e memória: a materialização na forma de um memorial. Fronteiras, 21(37), 173–192. https://doi.org/10.30612/frh.v21i37.10141
Número
Sección
ARTÍCULOS LIBRES
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).