A ambigüidade do silêncio: o holocausto como problema teórico
Keywords:
Holocausto. Historiografia. Judeus.Abstract
Nosso objetivo é analisar teoricamente os problemas em torno dos limites da representação do Holocausto, e seus efeitos na consciência histórica. Para que sejam atingidos os objetivos, analisaremos os problemas sob três perspectivas: (a) a historiográfica, que procura dar sentido aos eventos a partir do passado; (b) a literária, baseada na obra de Primo Levi, cujo objetivo era narrativo, e, logo, comprometido com as gerações futuras; (c) a filosófica, baseada no pensamento de Hannah Arendt, cujo pedido por reflexão mostra que o presente deve ser a fonte essencial de sentido para eventos traumáticos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).