A Montagem de Heartfield na Guerra Ideológica às vésperas da Ascensão Nazista na Alemanha

Authors

  • Pollyana Ferreira Rosa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9417

Keywords:

Fotomontagem. Caricatura. Fotojornalismo. Arte política. Antifascismo.

Abstract

Nos últimos anos da República de Weimar, o fotojornalismo moderno e suas composições de imagens eram consumidas em massa por meio das revistas ilustradas. O fato de a aparência mimética da fotografia dar credibilidade aos textos não tardou a chamar a atenção de críticos de esquerda, observando que essa operação permitia a manipulação ou falseamento da realidade. Observaram-no também os líderes nazistas, que souberam utilizar tais características a seu favor. As montagens de Heartfield nas páginas da revista AIZ (Revista Ilustrada dos Trabalhadores) buscavam, segundo propomos, enfrentar essa questão. Sua estratégia consistiria em expor o caráter construído da fotografia por meio de operações que podem ser descritas enquanto estranhamentos que promovam distanciamento crítico (nas definições de Brecht) no leitor: pelo cômico/absurdo da fotomontagem-caricatura e por desmascarar os mecanismos de manipulação da leitura de composições de imagens. No entanto, a esquerda ligada ao Partido Comunista Alemão – como era o caso da revista AIZ, ainda que não explícito – subestimou o movimento nacional-socialista até quase às vésperas de sua ascensão ao poder. Veremos aqui algumas cenas dessa guerra ideológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pollyana Ferreira Rosa, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Jornalista, fotógrafa e artista gráfica. Pesquisadora independente em artes, comunicação e história.

Published

2018-12-19

How to Cite

Rosa, P. F. (2018). A Montagem de Heartfield na Guerra Ideológica às vésperas da Ascensão Nazista na Alemanha. Fronteiras, 20(36), 71–97. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9417

Issue

Section

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II