A “Era Granbery”: apontamentos sobre a inserção e consolidação do projeto educacional metodista em Juiz de Fora (1890-1930)

Authors

  • Everton Fernando Pimenta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7597

Keywords:

Metodismo. Juiz de Fora. Granbery. Representações. Aparelhos privados de hegemonia.

Abstract

Considerando o metodismo como a última etapa do Protestantismo Histórico, após discorrer brevemente sobre sua gênese e chegada à América, este artigo tem como objetivo precípuo analisar aspectos da atividade missionária realizada no Brasil por intermédio da Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos, que intentava disseminar os ideais religiosos da denominação, os quais se entrelaçavam perfeitamente com certos elementos presentes na cultura norte americana. Para tanto, recorrendo a categorias de Antonio Gramsci e da Nova História Cultural, entendendo que as ações metodistas se pautavam pelo binômio educação e fé, se analisará de que forma, por meio do Instituto Granbery, se deu a inserção e consolidação do projeto educacional metodista, ao ponto da instituição se configurar como o grande celeiro de seus intelectuais durante o período da “Era Granbery”, contribuindo para que a cidade de Juiz de Fora viesse a ser considerada o “Vaticano do Metodismo brasileiro”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Everton Fernando Pimenta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Este trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado. Conta com o apoio da Capes. Professor de História na rede municipal de educação da cidade de Lavras-MG.

Published

2017-12-30

How to Cite

Pimenta, E. F. (2017). A “Era Granbery”: apontamentos sobre a inserção e consolidação do projeto educacional metodista em Juiz de Fora (1890-1930). Fronteiras, 19(34), 182–206. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7597

Issue

Section

DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS