Feminismo, eugenia e maternalismo nos discursos de duas feministas sufragistas uruguaia e brasileira

Authors

  • María Laura Osta Vázquez UFSC

Keywords:

Eugenia. Feminismo. Maternalismo.

Abstract

O presente artigo analisa os entrecruzamentos entre o feminismo, a eugenia e a maternidade nos discursos das duas sufragistas mais importantes no Uruguai e no Brasil (Paulina Luisi e Bertha Lutz) a partir de uma perspectiva de história cruzada e de gênero. Ainda hoje nos discursos dos parlamentares, há algumas constantes nas concepções sobre as mulheres e suas limitações nos espaços de ação política. O objetivo deste artigo é rastrear algumas dessas ideias nos discursos de Paulina e Bertha para perceber como foram instituídas já no início do século XX.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

María Laura Osta Vázquez, UFSC

Maria Laura Osta Vazquez (lauraosta@hotmail.com) possui graduação em Licenciatura em Humanidades pela Universidade de Montevidéu (2002) e mestrado (Master en Historia del Mundo Hispano) pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CESIC) (2005) Madrid. Em 2008 publicou o livro El Sufragio, una conquista femenina, pela Editora Dobleclik de Montevideo, apoiado por OBSUR. Agora está fazendo doutorado no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina. Em janeiro de 2012 publicou a obra: Educación y Secularización en Hispanoamérica pela Editorial Académica Española. 2012.

Published

2012-09-06

How to Cite

Vázquez, M. L. O. (2012). Feminismo, eugenia e maternalismo nos discursos de duas feministas sufragistas uruguaia e brasileira. Fronteiras, 14(25), 55–68. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1618