O processo de modernização urbana de jacobina: superando a “estagnação” e a “decadência” e trilhando o caminho do “progresso” (1955-1959)
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15001Abstract
Na década de 1950, ocorreram mudanças substanciais no campo do urbanismo, na cidade de Jacobina (Bahia), especificamente nas ruas centrais, sendo construída uma nova materialidade e paisagem urbana. O presente artigo tem como propósito o estudo do processo de modernização urbana da cidade de Jacobina neste contexto, especificamente o trabalho circunscreve a analisar as obras de pavimentação das ruas do centro da cidade, a forma e o território urbano produzido pelas obras de urbanismo e o discurso da imprensa local sobre as transformações urbanas e a gestão municipal. Por outro lado, destaca a singularidade da experiência de modernização e da construção discursiva e simbólica sobre as mudanças urbanas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-07-27
How to Cite
Silva, E. (2021). O processo de modernização urbana de jacobina: superando a “estagnação” e a “decadência” e trilhando o caminho do “progresso” (1955-1959). Fronteiras, 23(41), 124–146. https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15001
Issue
Section
FREE ARTICLES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).