Mercês, filantropia e política no sertão
Keywords:
Império. Integração. Elites regionais.Abstract
Este artigo mostra algumas das modalidades de ligação entre a Corte do Império do Brasil e o Mato Grosso, uma região considerada periférica, mas também essencial na intenção de construção e manutenção do país. A concessão de mercês, o trabalho filantrópico e o serviço no Estado eram elementos que poderiam mostrar a adesão aos propósitos civilizatórios e integradores do Império.Downloads
References
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: UFRJ/Relume Dumará, 1996.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
GEERTZ, Cliffort. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1997.
MATTOS, Ilmar R. de. O Tempo Saquarema. São Paulo/Brasília: Hucitec-INL, 1987.
MESQUITA, José de. Genealogia matogrossense. São Paulo: Resenha Tributária, 1992.
PERARO, Maria Adenir. Bastardos do Império - família e sociedade em Mato Grosso no século XIX. São Paulo: Contexto, 2001.
ROCHA, Maria Aparecida Borges de Barros. Igrejas e cemitérios. As transformações nas práticas de enterramentos na cidade de Cuiabá – 1850-1889. 2001. Dissertação (Mestrado em xxxx) – ICHS/Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
ROSA, Marcelo Carvalho. Por uma sociologia do segundo escalão. In: Sociologias Porto Alegre, n. 10, 2003.
SCHETTINO, Marco. Espaços do Sertão. 1995. Dissertação (Mestrado em...) – Universidade de Brasília – UnB/ICHS, Brasília.
SOUSA, Paulino José de. Ensaio sobre o direito administrativo. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça, 1960.
URICOECHEA, Fernando. A formação do Estado brasileiro no século XIX. In: Dados, n. 14, 1977.
URICOECHEA, Fernando. O Minotauro Imperial. Rio de Janeiro/São Paulo: Difel, 1978.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: UnB, [s.d.]. v. 1.
WEINBERG, Gregório. Modelos educacionais no desenvolvimento histórico da América Latina. In: SAVIANI, Demerval. Para uma História da Educação Latino Americana. Campinas: Autores Associados, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).