Mulheres “de má conduta”: discurso jurídico e relações de gênero - Catalão/GO -1890-1941
Palavras-chave:
Discurso Jurídico. Gênero. Violência.Resumo
No presente texto, procuramos compreender as representações de feminilidade presentes no discurso da Justiça nos casos em que esta instância foi chamada a intervir em processos envolvendo homens como agressores e mulheres como vítimas sejam nos casos de crimes contra a pessoa (homicídios, tentativas de homicídios e lesões corporais) seja nos crimes contra a honra, ou chamados “crimes sexuais” (estupros e defloramentos). O texto está organizado em três partes que focalizam: o formato que a prática dos crimes adquiriu na Comarca de Catalão no período de 1890-1941; um estudo de caso envolvendo um crime contra a honra (defloramento), na tentativa de compreender o modelo normativo de família e principalmente de mulher; e, por fim, outro estudo de caso de um crime contra a pessoa (tentativa de homicídio), caracterizado com “crime passional”, com o intuito de problematizar os limites da Justiça em compreender a violência física contra a mulher como parte de um processo mais amplo de opressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-17
Como Citar
Freitas, E. M. de. (2011). Mulheres “de má conduta”: discurso jurídico e relações de gênero - Catalão/GO -1890-1941. Fronteiras, 13(24), 185–206. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1608
Edição
Seção
DOSSIÊ 06: HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).