Em nome de Allah e de Orixá: conexões entre Lagos e Rio de Janeiro nos anos de 1890-1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15913

Resumo

No Rio de Janeiro, de início do século XX, africanos da nação mina, minoria na cidade, eram conhecidos por professarem tanto o Candomblé quanto a fé muçulmana. Este artigo segue os passos de uma figura central para o grupo mina da cidade, Emanuel Ojô, que liderava e financiava as viagens de seus conterrâneos da cidade de Lagos para o Rio de Janeiro, capital da República brasileira do período, ensinando a religião muçulmana e a inserção no mercado de “feitiços”, levando em consideração as questões políticas tanto de Lagos, que passava pelo chamado “Renascimento/Nacionalismo Yorubá”, quanto do Rio de Janeiro com as transformações sociais da Belle Époque e a perseguição às religiosidades de origem africanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires Guimarães, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

AL- BAGHDADI, Abd Al- Rahman. The Amusement of the Foreigner. Tradução de Yacine Daddi Addoun e Rennée Soulodre- La France. Canadá: York University, 2001.

AMSELLE, Jean-Loup; M’BOKOLO, Elikia (org.). Pelos Meandros da Etnia: Etnias, Tribalismo, e Estado em África. Luanda/Ramada: Edições Mulemba/ Edições Pedago, 2014.

BALDI, Sergio. Dictionnaire des emprunts arabes dans les langues de l’Afrique de l’Ouest et en Swahili. Paris: Karthala, 2008.

BIOBAKU, Saburi O. The Egba and Their Neighborhood: 1842-72. Oxford: Clarendon Press, 1857.

CLAPPERTON, Hugh. Journal of a Second Expedition Into the Interior of Africa, from the Bight of Benin to Soccatoo. Filadélfia: Carey, Lea & Carey, 1829.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Negros Estrangeiros: os Escravos Libertos e Sua Volta à África. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FALOLA, Toyin; HEATON, Matthew M. A History of Nigeria. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

FARIAS, Juliana Barreto; SOARES, Carlos Eugênio Líbano; GOMES, Flávio dos Santos. No Labirinto das Nações: africanos e identidades no Rio de Janeiro, século XX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 30ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1995.

GEBARA, Alexsander Lemos de Almeida. A África presente no discurso de Richard Francis Burton: uma análise da construção de suas representações. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

GLOVER, Lady. Life of Sir John Hawley Glover. London: Smith, Elder & Co., 1897.

LAW, Robin. Trade and Politics Behind the Slave Coast: The Lagoon Traffic and the Rise of Lagos, 1550-1800. The Journal of African History, Cambridge, v. 24, n.3, 1983.

____. The Politics of Commercial Transition: Factional Conflict in Dahomey in the Context of the Ending of the Atlantic Slave Trade. Journal of African History, Cambridge, v. 38, n. 2. 1997.

LIMA, Cláudia Maria Rocha. Heranças muçulmanas no nagô de Pernambuco: construindo mitos fundadores da religião de matriz africana no Brasil. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, n. 3, p. 283-300, 2009.

MANN, Kristin. Slavery and the Birth of an African City: Lagos, 1760-1900. Indiana: Indiana University Press, 2007.

MELLO, Priscila Leal. Leitura, Encantamento e Rebelião: o Islã Negro no Brasil (Século XIX). Tese (Doutorado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

MOTA, Thiago Henrique. História Atlântica da Islamização na África Ocidental: Senegâmbia, Séculos XVI e XVII. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

PARÉS, Luis Nicolau. O mundo Atlântico e a constituição da hegemonia nagô no Candomblé baiano. Revista Esboços, Florianópolis, v.17, n. 23, 2010.

POSSIDÔNIO, Eduardo. Entre Ngangas e Manipanços: a religiosidade centro-africana nas freguesias urbanas do Rio de Janeiro de fins do oitocentos (1870-1900). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2015.

POUTIGNAT, Philip; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Tradução de Elcio Fernandes. São Paulo: UNESP, 1998.

PRITCHARD, Evans. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

RIO, João do. As religiões no Rio. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, Coleção Biblioteca Manancial nº 47, 1976.

REIS, João José. Domingos Pereira José: um sacerdote africano na Bahia oitocentista. Afro-Ásia, Salvador, n. 34, 2006.

____. Rebelião Escrava no Brasil- A História do Levante dos Malês em 1835. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

____.; GOMES, Flavio dos Santos; CARVALHO, Marcus Joaquim de. O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (c. 1822 - c. 1853). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio Chamado Atlântico: A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/EdUERJ, 2003.

_____. A Manilha e o Libambo: A África e a escravidão, de 1500-1700. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2002.

SILVA, Angela Fileno da. Vozes de Lagos: Brasileiros em Tempos do Império Britânico. Tese (Doutorado em História), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2016.

SOARES, Marisa Carvalho (org). Diálogos Makii de Francisco Alves de Souza: Manuscrito de uma Congregação Católica de Africanos Mina, 1786. São Paulo: Chão Editora, 2019.

SMITH, Robert Sidney. The Lagos Consulate, 1851-1861: an Outline. The Journal of African History, Cambridge, v.15, n.3, 1974.

______. The Lagos Consulate, 1851-1861. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1979.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Guimarães, T. (2022). Em nome de Allah e de Orixá: conexões entre Lagos e Rio de Janeiro nos anos de 1890-1930. Fronteiras, 24(43), 70–90. https://doi.org/10.30612/frh.v24i43.15913

Edição

Seção

DOSSIÊ 19: HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICAS DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS, AFRICANAS...