O conceito de adultocentrismo na história: diálogos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v23i42.15814Palavras-chave:
Adultocentrismo, Infâncias, Adolescências, Agência cidadã, HistóriaResumo
O principal foco desse artigo é apresentar o conceito de adultocentrismo como fundamental para a criação de uma abordagem histórica sobre as crianças e adolescentes. Um conceito surgido na sociologia da infância, o adultocentrismo se baseia na ideia de que a sociedade em suas diversas dimensões se organiza a partir da figura do adulto. A perspectiva adultocêntrica tem sido um “presente/ausente” na historiografia infanto-adolescente. A proposta é oferecer possíveis conceituações acerca do tema adultocentrismo, que tratem das várias dimensões que ele possui, como fenômeno social e histórico. Partindo dessas explicações a expectativa é identificar na produção historiográfica mais relevante acerca das infâncias o modo como foram sendo construídas percepções sobre as crianças e os adolescentes. A proposta final é oferecer a noção de agência cidadã de crianças e adolescentes como uma chave interpretativa adequada para se contrapor ao paradigma adultocêntrico dominante.
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