Avançando para águas mais profundas: a participação da Renovação Carismática Católica do Paraná nas Eleições de 2010
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15004Resumo
Nosso objetivo é analisar a atuação da Renovação Carismática Católica (RCC), por meio do Ministério Fé e Política (MFP), nas eleições proporcionais de 2010 no Paraná. Nesse ano ocorreu a primeira inserção carismática institucionalizada em disputas eleitorais no estado em questão, quando a RCC/PR apoiou as campanhas de Gessani (PP) e Evandro Araújo (PHS) à Assembleia Legislativa do Paraná, e de Jura (PHS) à Câmara dos Deputados. A partir de uma abordagem qualitativa, coletamos materiais online de campanha dos candidatos, publicações de fotos e textos em mídias sociais e documentos sobre eleições produzidos pela RCC nacional e paranaense. A presença da religião nessas campanhas eleitorais está na atuação da RCC/PR na escolha de candidatos oficiais e elaboração de estratégias de divulgação de campanha, no acionamento da identidade carismática nos materiais de propaganda eleitoral e no apoio da alta hierarquia católica. A atuação dos católicos na arena eleitoral, particularmente no que concerne aos carismáticos no Paraná, vem se mostrando cada vez mais habituais e tornando difusas as fronteiras entre os campos da religião e da política.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-07-27
Como Citar
Nascimento, L. P., & Mezzomo, F. A. (2021). Avançando para águas mais profundas: a participação da Renovação Carismática Católica do Paraná nas Eleições de 2010. Fronteiras, 23(41), 178–202. https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15004
Edição
Seção
ARTIGOS LIVRES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).