A efetividade do direito humano e fundamental à moradia

Autores

  • João Luiz Stefaniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Moradia. Direito à moradia, reforma urbana.

Resumo

O presente texto aborda inicialmente o conceito de moradia digna e o de direito à moradia a partir do direito internacional incorporadas ao ordenamento constitucional brasileiro, caracterizando o direito à moradia é considerado como um direito humano fundamental. Questiona-se então sobre os fatores que determinam a não efetividade do direito humano e fundamental à moradia destacando-se o papel do Estado na reprodução da ordem urbana vigente no sistema capitalista destacando o seu papel no processo de produção, circulação e acumulação do capital, em especial o capital imobiliário e a necessidade de uma reforma urbana radical para contrapor justamente esta ordem urbanística excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz Stefaniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de Direito Urbanístico, Direito Agrário e Direito Ambiental da UEPG, advogado militante, especialista e mestrando pela UEPG. Departamento de Direito das Relações Sociais.

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Stefaniak, J. L. (2011). A efetividade do direito humano e fundamental à moradia. Revista Videre, 2(4), 183–209. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/901

Edição

Seção

Artigos