Regionalismo e desenvolvimento: a reunião especializada sobre agricultura familiar do Mercosul (REAF)

Autores

  • Guilherme Augusto Guimarães Ferreira PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)
  • Regina Claudia Laisner Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP – Campus de Franca.
  • Vivian Lie Kato Lima PPG em Política Públicas - UFPR

Palavras-chave:

MERCOSUL. REAF. Políticas Públicas. Agricultura Familiar.

Resumo

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) passou, nos anos 2000, por um processo de revisão institucional, marcado pela extinção do consenso em apoiar a integração regional nos mecanismos de mercado, passando assim, a compreendê-la como um instrumento para a construção de um espaço comercial e como um mecanismo para construir e implementar políticas sociais regionais. Quando se observa a agricultura nesses países, setor econômico relevante na região que tem historicamente uma tradição agrária, o que se apresenta é um cenário dominado pela produção latifundiária, em que a produção familiar tem espaço irrisório. No contexto deste debate no interior do bloco, em 2004, foi criada a Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar (REAF), uma iniciativa que visa construir um espaço especializado de discussão dos temas que envolvem a questão agrária, sob a perspectiva da integração regional. O objetivo deste artigo é, diante do apresentado, descrever como se organiza a REAF, enquanto instituição regional especializada na temática agrícola, e como tem atuado na construção de políticas públicas regionais de inserção da agricultura familiar no âmbito da integração, buscando identificar seus conteúdos, impactos e resultados, à luz do debate do desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Guimarães Ferreira, PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Bacharel em Relações Internacionai pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP

Mestrando em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Membro pesquisador do NEPPs - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP – Campus de Franca e da Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (REPRI)  

Regina Claudia Laisner, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP – Campus de Franca.

Professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP – Campus de Franca.

Coordenadora do NEPPs - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas na mesma universidade. 

Vivian Lie Kato Lima, PPG em Política Públicas - UFPR

Bacharel em Relações Internacionai pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP

Mestranda em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Política Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Membro pesquisador do NEPPs - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP – Campus de Franca

Downloads

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Ferreira, G. A. G., Laisner, R. C., & Lima, V. L. K. (2016). Regionalismo e desenvolvimento: a reunião especializada sobre agricultura familiar do Mercosul (REAF). Revista Videre, 7(14), 83–91. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/4655

Edição

Seção

Artigos