As reformas neoliberais no contexto latino-americano: condicionantes externas, influência dos organismos econômicos internacionais e agravamento dos índices sociais

Autores

  • Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda Universidade Estadual da Paraíba
  • Anderson Matias Cardozo Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Reformas Neoliberais. Organizações Internacionais. Desenvolvimento Econômico. Índices Sociais. América Latina.

Resumo

O objetivo do presente artigo é relevar a importância da economia política internacional como temática central na reflexão sobre a necessidade de obtermos uma convivência entre a democracia e o desenvolvimento econômico. Desta feita, atentamos para diversos problemas econômicos presentes na América Latina, no período Pós-Guerra Fria e em meio à globalização, que problematizaram uma possível relação “desejável” entre a democracia e o desenvolvimento. Coube aos teóricos neoclássicos a tarefa de celebrar as núpcias entre a teoria econômica e a visão democrática. Desse modo, é importante analisarmos as condicionantes externas – contextos nacionais, regional e internacional – da implementação das políticas neoliberais e, dentro desse contexto, é importante refletirmos sobre o agravamento das problemáticas econômicas e sociais dos países da América Latina em decorrência das reformas estruturais (neoliberais). Conseqüentemente, atentamos para a influência e autoridade, de início, de forma negativa, das agências financeiras internacionais na implementação dessas políticas e suas subseqüentes reformulações. Por fim, refletiremos sobre o quadro dos índices sociais na América Latina, cujo agravamento teve resultado com as reformas neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anderson Matias Cardozo, Universidade Estadual da Paraíba

Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós graduado em Ciências Políticas e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

Lacerda, J. M. de A. F., & Cardozo, A. M. (2014). As reformas neoliberais no contexto latino-americano: condicionantes externas, influência dos organismos econômicos internacionais e agravamento dos índices sociais. Revista Videre, 4(7), 60–75. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1738

Edição

Seção

Artigos