Kant e o paradigma kantiano nas relações internacionais

Autores

  • Andrew Hurrell Universidade de Oxford
  • Carlos Henrique Canesin EMBRAPA - Secretaria de Relações Internacionais

Palavras-chave:

Paradigma kantiano. Relações internacionais.

Resumo

É com grande prazer que a Revista Videre apresenta este artigo, em tradução inédita, como parte do projeto que objetiva oferecer aos seus leitores textos de alta qualidade, de autores internacionalmente renomados, de forma a contribuir para a difusão do conhecimento e facilitar o acesso à literatura internacional dentro da academia brasileira. Esta peça é a segunda de uma série de traduções com que contará o projeto, sempre prestigiando cada número vindouro de nossa revista com a contribuição de um prestigiado acadêmico internacional. O presente artigo foi publicado por Andrew Hurrel, um dos mais renomados autores dentro da tradição da sociedade internacional e também um excelente brasilianista, no início da década de 1990. Embora tenha uma idade razoável, este texto é uma obra de seminal importância para o estudo das relações internacionais e do direito internacional especialmente para aqueles interessados nos dilemas do estatismo e do cosmopolitismo. As carac­terísticas individuais do autor quanto ao estilo, composição de longos parágrafos e utilização de referências a conceitos nos originais em francês e alemão foram mantidas. Espero que os leitores considerem o texto agradável e útil aos seus estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrew Hurrell, Universidade de Oxford

Professor catedrático “Montague Burton” de Relações Internacionais da Universidade de Oxford. Diretor do Centro de Estudos Internacionais – Oxford. Doutor em Relações Internacionais pelo St. Antony’s College – Oxford.

Carlos Henrique Canesin, EMBRAPA - Secretaria de Relações Internacionais

Bacharel e Mestre em Relações Internacionais (Política Internacional e Comparada) pela Universidade de Brasília, onde também cursou Economia. Atuou como assistente de pesquisa (RA) em temas de Defesa Comercial no Departamento Econômico-Financeiro da Embaixada do Brasil nos EUA (Washington DC). Foi professor assistente, concursado em regime de dedicação exclusiva, na área de Economia Política Internacional junto à Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Analista de Cooperação Internacional, responsável por América Central e Caribe (Caricom), na Secretaria de Relações Internacionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - SRI). Tem experiência na área de Relações Internacionais, Ciência Política e Economia.

Downloads

Publicado

2011-05-04

Como Citar

Hurrell, A., & Canesin, C. H. (2011). Kant e o paradigma kantiano nas relações internacionais. Revista Videre, 2(4), 39–74. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1066

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)