Potencialidade do Programa Espacial Brasileiro para a integração regional: aprofundamento da cooperação regional por meio do emprego das tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Naiane Inez Cossul Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v11i21.10131

Palavras-chave:

Programa Espacial Brasileiro. Tecnologias de Informação e Comunicação. Cooperação Regional.

Resumo

O artigo objetiva demonstrar as potencialidades do Programa Espacial Brasileiro para a integração regional, especialmente em relação ao compartilhamento de Tecnologias de Informação e Comunicação com os países vizinhos. Parte-se do entendimento de que o avanço do Programa Espacial Brasileiro colaboraria com a implantação de Tecnologias de Informação e Comunicação no SISFRON, SisGAAZ, bem como para as próximas versões do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), coordenado pelas Forças Armadas brasileiras, como elemento estratégico e de caráter dual para a defesa regional. Assim, será possível compreender o papel desses projetos tecnológicos para a inserção regional do Brasil, para a construção de uma agenda de defesa pautada na dissuasão e para a diminuição do cerceamento tecnológico. O artigo está dividido em duas seções, além da introdução e conclusão. Inicialmente apresenta aspectos importantes sobre o Programa Espacial Brasileiro, histórico, evolução e desafios. Em um segundo momento, traça-se um panorama sobre a necessidade tecnológica no programa de defesa brasileiro, apontando, como exemplos, a implantação de tecnologias de informação e comunicação no SISFRON, SisGAAZ e no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), elencando a potencialidade do desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, especialmente no que concerne as Tecnologias de Informação e Comunicação para a cooperação regional em defesa tendo em vista os desafios comuns da região em termos de ameaças transfronteiriças e aproximação dos países. Assim, diante dos desafios transfronteiriços contemporâneos mostra-se a necessidade de uma integração regional voltada também para a aproximação tecnológica entre os Estados sul-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiane Inez Cossul, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI/UFRGS)

Professora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS). Mestre e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Coordenadora do Laboratório de Estudos de Defesa e Segurança (LEDS), da UniRitter.

Referências

AEB. 2011. Dilma Diz Que Fortalecerá Programa Espacial. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.

AEB. 2018a. Programa Nacional de Atividades Espaciais. Disponível em: . Acesso em 05 out. 2018.

AEB. 2012. Programa Nacional De Atividades Espaciais PNAE. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.

ARAÚJO, Osny. Amazônia na Rede. Desmatamento na Amazônia Legal será monitorado por satélite orbital. Disponível em: .Acesso em : 20 set. 2018.

BATTAGLINO, Jorge. O Brasil e a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano: Uma convergência de vantagens. Revista Nueva Sociedad (especial em português), 2009.

BRASIL. 2010. Câmara dos Deputados. A Política Espacial Brasileira. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2018.

BRASIL. 2012. Ministério da Defesa. Livro Branco de Defesa Nacional. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2018.

BRASIL. 2018. Espaço brasileiro: um grande desafio. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Defesa. Projetos Estratégicos. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2018.

BRITES, Pedro; PIAMOLINI, Alexandre; ROSA, Alexia Araújo da; FALCADI, Domênica; CHAGAS, Gabriela Ferreira; JUNQUEIRA, Valentina Brocker. O Programa Espacial Brasileiro e os Impactos para a Defesa Nacional no Século XXI. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.

CAIAFA, Roberto. Proposta de Orçamento 2018: Defesa sofre cortes expressivos. Disponível em: . Acesso em 29 ago. 2018.

CARLEIAL, Aydano Barreto. Uma Breve História da Conquista Espacial. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.

CEPIK, Marco. Espaço e Relações internacionais. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.

CEPIK, Marco; MACHADO, Felipe. O Comando do Espaço na Grande Estratégia Chinesa: Implicações para a ordem internacional contemporânea. Carta Internacional (USP), v. 06, p. 112-131, 2011.

COSTA, Wanderley Messias. Projeção do Brasil no Atlântico Sul: Geopolítica e Estratégia. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

DEFESA NET. SGDC - Cada dia sem uso são R$ 300 k queimados no Espaço. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018.

DREYFUS, Pablo. Vino viejo en odres todavía más viejos: tendencias regionales del crimen organizado en Latinoamérica en la primera década del siglo XXI y más allá. In: MATHIEU; ARREDONDO (Eds.). Anuario 2009 de La Seguridad Regional en América Latina y El Caribe. Friedrich Ebert Stiftung, 2009.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO. O lugar da Amazônia no desenvolvimento do Brasil. Disponível em: . Acesso em 12 set. 2018.

GAIOSKI, Alexandre. A Cooperação Tecnológica no Âmbito do Programa Espacial Brasileiro. Disponível em: . Acesso em 12 set. 2018.

HETZEL, Carlos Des Essarts. SGDC Satélite Brasileiro: mais uma entrega do património estratégico nacional - 20017. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.

KAWAGUTI, Luis. Prevenção ao terror: Olimpíada será mais complexa que Copa, diz governo. BBC. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018.

LONGO, W.P.; MOREIRA, W.S. O acesso a tecnologias sensíveis. Tensões Mundiais, v. 5, n. 9: 76-98, Fortaleza/Ceará, 2009.

MARQUES, Luciana. Satélite vai deixar Brasil mais “blindado” contraespionagem, diz ministro da Defesa. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2018.

MASÓN, A. La Crisis de Seguridad en Colombia: Causas y Consecuencias Internacionales de un Estado en vía de Fracaso. Colombia Internacional, 49-50, 2000.

MEDEIROS, Leonardo de Oliveira. Abordagem da Ergonomia para Avaliação do Treinamento Simulado das Equipes de Resposta à Emergência em Lançamentos de veículos Aeroespaciais. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.

MOURA, Fernando; ESTEVES, Lucas. Intelsat aposta no mercado brasileiro e latino-americano. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2018.

NERY, Marina. Muito Além do Astronauta. Revista Desafios do Desenvolvimento. Brasília, v. 20, 2006.

NIWA, Mario. (Eds.). Um novo rumo para a aceleração do desenvolvimento de veículos lançadores de médio e grande porte no Brasil. Brasília: Presidência da República, 2011.

OLIVEIRA, L.; MARCO, C.; BRITES, P. V. P. O pré-sal e a segurança do Atlântico Sul: A defesa em camadas e o papel da Integração Sul-Americana. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

PEDONE, Luiz., Mecanismos Unilaterais de Cerceamento Tecnológico e Comercial e Regimes que o Brasil não aderiu. Anais do III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED, Universidade Estadual de Londrina, 2009.

RODRIGUES, Ricardo. Brasil: Vigilância de Fronteiras. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2018.

SARLI, Bruno; CABERO, Marco; LOPEZ Alejandro; CARDOSO, Josue; JIMENEZ, Diego, et al. South American Space Era. 66th International Astronautical Congress - IAC 2015, Oct 2015, Jerusalem, Israel, 2015.

TELEBRAS. SGDC. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2018.

VISIONA TECNOLOGIA ESPACIAL. Sistemas Espaciais. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018.

SCATOLIN, Vivian. O Brasil em busca do domínio da tecnologia aeroespacial. Disponível em: . Acesso em 13 ago. 2018.

SPUTNIK. Espionagem americana sobre o Brasil: autocrítica chega tarde. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018.

SPUTNIK. Brasil vai lançar satélite contraespionagem sobre informações do Governo. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Cossul, N. I. (2019). Potencialidade do Programa Espacial Brasileiro para a integração regional: aprofundamento da cooperação regional por meio do emprego das tecnologias de informação e comunicação. Revista Videre, 11(21), 209–225. https://doi.org/10.30612/videre.v11i21.10131

Edição

Seção

Artigos