Preliminares de uma pesquisa...*Outros olhares, novos olhares: um estudo sobre a terra indígena de Dourados/MS
Palavras-chave:
Terena. Reserva Indígena Horta Barbosa. Religiosidades.Resumo
Neste artigo apresentarei brevemente meu projeto de pesquisa, aprovado pela PROPP/UFGD em fevereiro de 2013, que possui como objetivo principal abordar a questão religiosa entre os índios Terena, habitantes da Reserva Horta Barbosa, município de Dourados (Mato Grosso do Sul), P.I. Francisco Horta Barbosa; essa área é constituída por duas aldeias, Jaguapirú e Bororó. Os Terena chegaram à região de Dourados na primeira metade do século XX vindos da região da Serra de Maracajú, municípios de Miranda e Aquidauana, e hoje convivem com os Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva. A partir de uma pesquisa que pretende apreender a tônica da vida religiosa terena, penso ser possível articular as relações construídas em um contexto pluriétnico e territorial mais amplo com elementos sócio-culturais específicos e elaborados na interação de etnias diversas estrutural e organizacionalmente, como é o caso dos Guarani,Kaiowá e Ñandeva com relação aos Terena. Para tanto, desejo enfatizar a questão religiosa como problemática analítica de uma situação mais abrangente, pois creio que o estudo da religião, ou das religiões, permite alcançar o campo permanente das criações e reelaborações, como ocorre com os Terena nas aldeias do pantanal de Mato Grosso do Sul e também do oeste paulista, além de poder indicar as relações que se estabelecem entre as etnias e a sociedade regional. A pesquisa etnográfica será o caminho primordial a ser seguido, especialmente em relação à questão da religiosidade em tais aldeias, bem como os vários estudos que as enfocaram por outros ângulos e abordagens. Vale mencionar o fato dos Terena habitantes dessas aldeias não terem sido foco especial de pesquisas até o momento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-11-27
Como Citar
Acçolini, G. (2013). Preliminares de uma pesquisa.*Outros olhares, novos olhares: um estudo sobre a terra indígena de Dourados/MS. Revista Ñanduty, 2(2), 37–43. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/2541
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).