Migração e periferização: o caso dos haitianos em Guaianases/SP e os desafios do pertencer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v8i16.9866

Palavras-chave:

Migração haitiana. Periferia. Alteridade.

Resumo

O presente artigo discute alguns aspectos dos recentes fluxos migratórios que o Brasil vem recebendo ao longo dos últimos anos, com atenção especial à imigração haitiana. Evidencia-se que, mesmo o Brasil garantindo acordos de residência a migrantes de diversas nacionalidades e proporcionando visto humanitário aos haitianos, existem lacunas e contradições importantes sobre essa questão: de um lado, facilita a entrada das pessoas no país, de outro, dispõe de uma desorganização na implementação de políticas públicas que possam garantir estruturas de acolhida e inserção. Nesse sentido, procuramos compreender, a partir de uma análise particular na cidade de São Paulo, os processos de acomodação de imigrantes haitianos que saem de uma situação de moradia temporária na região central da cidade para habitarem em bairros periféricos, no caso desta pesquisa, em Guaianases. O estudo do contexto da organização desses migrantes neste bairro pode nos permitir participar do esforço feito por parte importante do campo das humanidades hoje de entender o lugar da diferença e da alteridade no mundo contemporâneo, podendo também representar uma projeção do vem ocorrendo em outros centros urbanos do país.Ainda, dialoga diretamente com o problema das novas diásporas e seus múltiplos desdobramentos nos ordenamentos legais e nos contextos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Capuano de Oliveira, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS) e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (Instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). Foi coordenadora da Editora UFABC (EdUFABC) de julho de 2015 a fevereiro de 2018. Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades nacionais, nacionalismos, questões étnicas, relações internacionais.

Erika Andrea Butikofer, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2005), com curso de Development Instructor pelo College for International Co-operation & Development (Inglaterra, 2007), Formação Cidadã pela Escola de Governo (2014), Gestão de Projetos Sociais pelo SENAC Aclimação (2015) e curso de extensão em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade pela UNIFESP (2017). Experiência na área de educação como professora e educadora. Enfoque em ações de desenvolvimento local e inclusão social. É idealizadora e coofundadora no Coletivo Conviva Diferente, um grupo independente e multidisciplinar atuante na garantia de direitos de imigrantes que compõem o novo fluxo migratório na cidade de São Paulo. Cursa pós graduação em Direitos Humanos, Diversidade e Violência na UFABC.

Maura Pardini Bicudo Véras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964), mestrado (1980) , doutorado (1991) em Ciências Sociais (Sociologia Política) e livre docência (2001) pela PUC São Paulo. Realizou pós doutorado no Institut dEtudes Politiques de Paris, com Bolsa CAPES no Acordo CAPES/COFECUB 1999/2000. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Sociologia e Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ocupou cargos acadêmico-administrativos, como chefia de departamento, diretora da faculdade de C. Sociais, Vice e presidente geral da Pós graduação e foi eleita Reitora para o período 2004-2008. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Serviços Urbanos e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, desigualdade, pobreza, exclusão social, alteridade, imigração e habitação. É autora, entre outros, de Trocando olhares, uma construção sociológica da cidade(EDUC, NOBEL ? 2000); DiverCidade: territórios estrangeiros como topografia da alteridade em São Paulo (EDUC ?2004), Introdução à Sociologia, Marx, Durkheim e Weber, referências fundamentais(Ed. Paulus, 2014). Sua mais recente publicação é a organização do livro Desigualdades Urbanas: segregação, alteridade e tensões em cidades brasileiras, Jundiaí, Paco Editorial, 2018;além de artigos e capítulos de livros em periódicos nacionais e estrangeiros. Orientou mais de uma centena de trabalhos entre dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de monografias de conclusão de curso e iniciação científica. É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa NEPUR ? Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanos ? PUCSP e desenvolve pesquisa sobre Territórios e Fronteiras da Alteridade e Segregação na Metrópole , com bolsa produtividade do CNPq. Participa desde 2009 como pesquisadora convidada do Grupo Diálogos Interculturais, equipe interdisciplinar e interinstitucional do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo-IEA-USP. É membro participante do Grupo de Trabalho Desigualdades Urbanas, da CLACSO, Conselho Latino Americano de Ciências Sociais, aprovado para o período2016/2019. Foi eleita Chefe do Departamento de Sociologia da PUCSP para o período 2017 a 2019.

Referências

ACNUR (AGÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS). Legislação. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/acnur-no-brasil/legislacao/. Acessado em: 20 abr. 2019.

AGIER, Michel. Distúrbios Identitários em Tempos de Globalização. Mana, v. 7, n. 2, p. 7–33, out. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-93132001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 21 abr. 2019.

APPADURAI, Arjun. Etnopaisagens globais: notas e perguntas para uma antropologia transnacional. In: Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 1996. p. 71–93.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa do meu pai: A África na filosofia da cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ARAÚJO, Adriano Alves de Aquino. Reve de Brezil: a inserção de um grupo de imigrantes haitianos em Santo André, São Paulo - Brasil. 2015. Dissertação de Mestrado em Ciências Humanas e Sociais – Universidade Federal do ABC - UFABC, Santo André, 2015.

AZEVEDO, Amailton Magno; SILVA, Sheila Alice Gomes da. Discursos e Narrativas Sobre o Passado: o bairro paulistano de Guaianases em representações no tempo presente. Cadernos do Tempo Presente, v. 0, n. 18, 6 jan. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/article/view/3296. Acessado em: 18 maio 2019.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, PHILIPPE; STREIFF-FENART, JOCELYNE. Teorias da Etnicidade. (Seguido de Grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth). Tradução Elcio Fernandes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. p. 187–227.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade dos muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2000.

CASTILHO, Edimilsom Peres. A praça dos trabalhadores de Guaianazes: periferia de São Paulo. 2007. 137 f. Dissertação de Mestrado em História – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2007. Disponível em: http://tede2.pucsp.br/tede/handle/handle/13029. Acessado em: 17 maio 2019.

CONARE (COMITÊ NACIONAL PARA OS REFUGIADOS); SNJ (SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA). Refúgio em Números - 3a Edição. Apresentação, no 3. Brasília: Secretaria Nacional de Justiça (SNJ); Ministério da Justiça, 2018. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/04/refugio-em-numeros_1104.pdf. Acessado em: 17 jan. 2019.

COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel; COTINGUIBA, Geraldo Castro. Rondônia, um estado de fronteira na Amazônia ocidental brasileira: fluxos migratórios do passado e a imigração haitiana no início do século XXI. Revista Territórios e Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 45–65, 2015. Disponível em: www.ppghis.com/territorios&fronteiras/index.php/v03n02/article/view/459. Acessado em: 18 maio 2019.

COURY, Paula; MILESI, Rosita. Apresentação. Caderno de Debates Refúgio, Migrações e Cidadania, Brasília: Instituto Migrações e Direitos Humanos, v. 12, n. 12, 2017.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Estabelecidos e Outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Tradução Eduardo Viveiros De Castro. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

FERNANDES, Duval; CASTRO, Maria da Consolação Gomes De. A migração haitiana para o Brasil: resultado da pesquisa no destino. In: OIM (ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL PARA LAS MIGRACIONES). La migración haitiana hacia Brasil: Características, oportunidades y desafíos. Cuadernos Migratorios. Buenos Aires: OIM, 2014. p. 51–66.

FERNANDES, Duval; FARIA, Andressa Virgínia De. O visto humanitário como resposta ao pedido de refúgio dos haitianos. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 1, p. 145–161, abr. 2017.

GRAHAM, Stephen. Cidades Sitiadas: O Novo Urbanismo Militar. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, v. 26, n. 1, p. 61–73, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-20702014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 18 dez. 2018.

MAGALHÃES, Luís Felipe Aires; BÓGUS, Lúcia Maria Machado; BAENINGER, Rosana. Migrantes haitianos e bolivianos na cidade de São Paulo: transformações econômicas e territorialidades migrantes. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 26, n. 52, p. 75–94, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-85852018000100075&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 10 abr. 2019.

MARQUES, Eduardo. Elementos conceituais da segregação, da pobreza urbana e da ação do Estado. In: MARQUES, EDUARDO; TORRES, HAROLDO (Org.). São Paulo: segregação, pobreza e desigualdades sociais. 1. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. Disponível em: www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=20223. Acessado em: 18 maio 2019.

MARTINS, José de Souza. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974. v. II.

MORAES, Isaias Albertin De; ANDRADE, Carlos Alberto Alencar de; MATTOS, Beatriz Rodrigues Bessa. A imigração haitiana para o Brasil: causas e desafios. Conjuntura Austral, v. 4, n. 20, p. 95–114, 1 nov. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/35798. Acessado em: 20 jan. 2019.

ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL PARA LAS MIGRACIONES (OIM); INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EN DERECHOS HUMANOS DEL MERCOSUR (IPPDH). Diagnóstico regional sobre migración haitiana. Caba (Argentina): [s.n.], 2017. Disponível em: https://publications.iom.int/system/files/pdf/diagnostico_regional_sobre_migracion_haitiana.pdf. Acessado em: 17 jan. 2019.

REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa da Desigualdade de 2016. São Paulo: Rede Nossa São Paulo, 2016. Disponível em: www.nossasaopaulo.org.br/arqs/mapa-da-desigualdade-completo-2016.pdf. Acessado em: 8 abr. 2019.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Livraria Nobel, 1987.

SASSEN, Saskia. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.

SENNET, Richard. O declínio do homem público: As tiranias da intimidade. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

SILVA, Sheila Alice Gomes Da. Negros em Guaianases: cultura e memória. 2016. 146 f. Dissertação de Mestrado em História – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://tede2.pucsp.br/tede/handle/handle/12907. Acessado em: 30 abr. 2019.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. A nov(a) (c)idade do gelo: notas perplexas sobre os novos nômades urbanos. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade, v. 9, n. 2, p. 10–19, 1995.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. A Produção da Alteridade na Metrópole: Desigualdade, Segregação e Diferença em São Paulo. In: DANTAS, SYLVIA DUARTE (Org.). Diálogos Interculturais: Reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2012.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Dimensões sociais das desigualdades urbanas: moradias da pobreza, segregação e alteridade em São Paulo. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, v. 4, n. 7, p. 175–210, 1 jul. 2016. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/rbsociologia/index.php/rbs/article/view/185. Acessado em: 19 maio 2019.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Os Impasses da Crise Habitacional em São Paulo ou os Nômades Urbanos no Limiar do Século XXI. Revista São Paulo em Perspectiva, Menor e Habitação. Fundação Seade, v. 1, n. 1, p. 40–58, abr. 1987.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Territórios e fronteiras da alteridade na metrópole no século XXI: análise da presença de latino-americanos em São Paulo. In: MATOS, Maria Izilda Santos de; AVELINO, Yvone Dias (Org.). Deslocamentos: desafios, territórios e tensões (passado e presente nas Tessituras das Cidades). São Paulo: e-Manuscrito; PiPEq, 2018.

VILLAÇA, Flávio. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. Estudos Avançados, v. 25, n. 71, p. 37–58, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-40142011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em: 19 maio 2019.

VILLEN, Patricia. (In)visíveis globais: imigração e trabalho no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.

WACQUANT, Löic. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Oliveira, A. C. de, Butikofer, E. A., & Véras, M. P. B. (2019). Migração e periferização: o caso dos haitianos em Guaianases/SP e os desafios do pertencer. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 8(16), 196–224. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v8i16.9866

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Deslocamentos populacionais, migrações de crise e refugiados