O futebol na China como a continuação da política por outros meios: da subida nas cadeias globais de valor ao projeto de soft power

Autores

  • Bruno Hendler Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0003-0896-611X
  • Daniel Sander Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucas Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v8i16.8562

Palavras-chave:

China. Economia do futebol. Cadeias globais de valor. Soft power.

Resumo

A hipótese central deste trabalho é que a subida da China nas cadeias globais de valor (CGV) do mundo do futebol é uma variável dependente (resultante) de duas variáveis independentes: i) ela segue as linhas gerais da inserção econômica internacional do país, que tem apresentado indicadores notáveis de agregação de valor e fortalecimento de marcas nacionais com forte dirigismo do governo; e ii) este processo faz parte de um projeto de Estado que visa utilizar do futebol como ferramenta de soft power no plano internacional. Após compreender a correlação entre esses processos, a parte final do artigo dedica-se a apontar os desafios e possibilidades para o desenvolvimento do futebol na China no longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Hendler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ e Professor Adjunto do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria

Daniel Sander, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Economia pela UFRJ

Lucas Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Economia pela UFRJ e mestrando em Economia pela UFRJ

Referências

AGLIETTA, Michel et al. China’s 13th Five-Year Plan. In Pursuit of a “Moderately Prosperous Society”. CEPII Research Center, 2016. Disponível em: https://ideas.repec.org/p/cii/cepipb/2016-12.html. Data de acesso: 23/07/2018.

ALLISON, Lincoln; MONNINGTON, Terry. Sport, prestige and international relations. Government and Opposition, v. 37, n. 1, p. 106-134, 2002. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/1477-7053.00089. Data de acesso: 23/07/2018.

ATKEARNEY – The Sports Market. 2018. Disponível em: https://www.atkearney.com/documents/10192/6f46b880-f8d1-4909-9960-cc605bb1ff34. Acesso em: 10 jun. 2018.

BBC BRASIL. Por que a China está investindo bilhões para se tornar uma potência global do futebol? 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38618188. Acesso em: 29 mai. 2018.

CHA, Victor. Role of sport in international relations: National rebirth and renewal. Asian Economic Policy Review, v. 11, n. 1, p. 139-155, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/aepr.12127. Acesso em: 29 mai. 2018.

CHANG, Gene H. The cause and cure of China's widening income disparity. China Economic Review, v. 13, n. 4, p. 335-340, 2002. Disponível em: https://ideas.repec.org/a/eee/chieco/v13y2002i4p335-340.html Acesso em: 29 mai. 2018.

CHINA DAILY. New normal in economic development. 2017. Disponível em: http://www.chinadaily.com.cn/china/19thcpcnationalcongress/2017-10/05/content_32869258_2.htm. Acesso em: 11 jun. 2018.

CINTRA, Marcos Antonio; PINTO, Eduardo Costa. Changes in China: transition and development strategies. Revista de Economia Política, v. 37, n. 2, p. 381-400, 2017.

DELOITTE – Annual Review of Football Finance. 2018. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/uk/Documents/sports-business-group/deloitte-uk-sbg-annual-review-of-football-finance-2018.PDF. Acesso em: 10 jun. 2018.

DING, Sheng; SAUNDERS, Robert A. Talking up China: Ananalysis of China’s rising cultural power and global promotion of the Chinese language. East Asia, v. 23, n. 2, p. 3-33, 2006.

DUARTE, Paulo. Soft China: o caráter evolutivo da estratégia de charme chinesa. Contexto Internacional, Rio de Janeiro v. 34, n. 2, p. 501-529, Dec. 2012. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-85292012000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jun. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292012000200005.

DURNIN, Matt. China’s Football Market: Development From Grass Roots To Elite Level. 2017. Disponível em: https://www.events.trade.gov.uk/media.viewer/uploads/pdf/ekp_file_0__1__2__matt-durnin_thursday_day-13_week3-ifb2016_1467800418.pdf. Acesso em: 27 mai. 2018.

NOGUEIRA, Isabela; GUIMARÃES, João Victor; BRAGA, João Pedro. Inequalities and Capital Accumulation In China. Centro de Estudos sobre Desigualdade & Desenvolvimento, v. 140. 2018a.

NOGUEIRA, Isabela; BACIL, Fabianna; GUIMARÃES, João Victor. Towards a Welfare State in China? An analysis based on the health and the educational systems. Centro de Estudos sobre Desigualdade & Desenvolvimento, v. 141. 2018b.

GIULIANOTTI, Richard. The Beijing 2008 Olympics: Examining the interrelations of China, globalization, and soft power. European Review, v. 23, n. 2, p. 286-296, 2015.

GIULIANOTTI, Richard. Football. John Wiley & Sons, Ltd, 2012.

GUSTAFSSON, Björn; SHI, Li; SATO, Hiroshi. Data for studying earnings, the distribution of household income and poverty in China. China Economic Review, v. 30, p. 419-431, 2014.

HIRATUKA, Celio. Mudanças na estratégia chinesa de desenvolvimento no período pós-crise global e impactos sobre a AL. 2018. Disponível em: www.eco.unicamp.br. Acesso em: 23/07/2018.

HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e terra, v. 1990, 1990.

HONG, F.; ZHOUXIANG, L. China’s sports policy and politics in the post-Beijing Olympics era. International Journal of the History of Sport, v. 29, n. 1, p. 184-189, 2012a.

HONG, F.; ZHOUXIANG, L. From Barcelona to Athens (1992-2004):“Juguo Tizhi” and China’s quest for global power and Olympic glory. The International Journal of the History of Sport, v. 29, n. 1, p. 113-131, 2012b.

HONG, Fan; ZHOUXIANG, Lu. Sports and politics in the 1980s: The Olympic strategy. The International Journal of the History of Sport, v. 29, n. 1, p. 74-97, 2012c.

HONG, Fan; ZHOUXIANG, Lu. The Professionalisation and Commercialisation of Football in China (1993–2013). The International Journal of the History of Sport, v. 30, n. 14, p. 1637-1654, 2013.

HUAN, Chen; RUI, Zhu; YIFENG, Guo. The Path of Football Culture construction in Jiang Xi Independent College. 2017. Disponível em: https://webofproceedings.org/proceedings_series/article/artId/172.html. Acesso em: 23/07/2018.

IZZO, Riccardo; BELPASSI, Enea. China the new continent of football: Economic, financial and social evolution. Risk, v. 178, p. 2016, 2018.

KANG, David C. East Asia before the West: five centuries of trade and tribute. Nova York: Columbia University Press, 2010.

KUPER, Simon; SZYMANSKI, Stefan. Soccernomics. Why transfers fail, why Spain rules the world and other curious football phenomena explained. Londres: HarperSport, 2012.

LARDY, Nicholas R. China: Toward a consumption-driven growth path. In: Seeking Changes: The Economic Development in Contemporary China. p. 85-111. 2016.

LEITE JÚNIOR, E.F.; RODRIGUES, Carlos. The Chinese football development plan: soft power and national identity. HOLOS, v. 33, n. 5, p. 114-124, 2017.

MEDEIROS, Carlos Aguiar De; CINTRA, Maria Rita Vital Paganini. Impacto da ascensão chinesa sobre os países latino-americanos. Revista de Economia Política, v. 35, n. 1, p. 28-42, 2015.

NIELSEN SPORTS – China and Football: World Sport’s Newest Superpower. 2016. Disponível em: http://nielsensports.com/wp-content/uploads/2014/12/2016-Nielsen-Sports-China-and-Football.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.

NOGUEIRA, Isabela. Cadeias produtivas globais e agregação de valor: a posição da China na indústria eletroeletrônica de consumo. Revista Tempo do Mundo, Brasília: Ipea,v. 4, n. 3, p. 5-46, dez. 2012.

NOGUEIRA, Isabela. Desenvolvimento econômico, distribuição de renda e pobreza na China contemporânea. Tese (Doutorado) – Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, mar. 2011.

NYE, Joseph S. China and soft power. South African Journal of International Affairs, v. 19 n. 2, p. 151–155. 2012

NYE, Joseph S. The rise of China’s soft power. Wall Street Journal Asia, v. 29, p. 6-8, 2005.

NYE, Joseph S. Soft power: The means to success in world politics. Nova York: Public Affairs, 2004.

O GLOBO – Brasil movimenta apenas 2% do mercado da bola. 2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/brasil-movimenta-apenas-2-do-mercado-da-bola-13026765. Acesso em: 10 jun. 2018.

PLUNKETT RESEARCH. Plunkett Research Sports Industry. Disponível em: https://www.plunkettresearch.com/statistics/sports-industry/. Acesso em: 29 mai. 2018.

RICK, August. As FIFA Warns Spain Over State Interference, Why Does Chinese Soccer Get A Pass? Disponível em: https://www.forbes.com/sites/augustrick/2018/02/12/why-fifa-gives-chinas-government-a-free-pass-to-meddle-in-professional-soccer/#114745be4310. Acesso em: 12/07/2018.

SCHAERLAECKENS, Leander. Chinese Super League clubs went on a spending spree in January. Is this just a fad, or is there a new big money league in the game?. Disponível em: https://sports.vice.com/en_us/article/d7mvyq/the-economic-and-cultural-fuel-behind-chinas-soccer-investment Acesso em: 29/06/2018.

SILVA, Magno Klein. China, uma potência regional: análise da atuação chinesa no leste asiático. Colombia Internacional, n. 92, p. 157-187, 2017.

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

TRANSFER MARKET. Dados disponíveis em: https://www.transfermarkt.pt/. Acesso em: 29/06/2018.

TELSETH, Frode; HALLDORSSON, Vidar. The success culture of Nordic football: the cases of the national men’s teams of Norway in the 1990s and Iceland in the 2010s. Sport in Society, p. 1-15, 2017.

VAN HILVOORDE, Ivo; ELLING, Agnes; STOKVIS, Ruud. How to influence national pride? The Olympic medal index as a unifying narrative. International review for the sociology of sport, v. 45, n. 1, p. 87-102, 2010.

WEI, Fan; HONG, Fan; ZHOUXIANG, Lu. Chinese state sports policy: Pre-and post-Beijing 2008. The International Journal of the History of Sport, v. 27, n. 14-15, p. 2380-2402, 2010.

WORLD BANK. GDP growth (annual %). 2018. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG?locations=CN. Acesso em: 29/06/2018.

XIE, Yu; ZHOU, Xiang. Income inequality in today’s China. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 19, p. 6928-6933, 2014.

XINHUA. China sets up pragmatic plan for football development. 2016. Disponível em: http://www.xinhuanet.com/english/2016-04/12/c_135271553.htm. Acesso em: 29/06/2018.

YU, Lin et al. The transition game: Toward a cultural economy of football in post-socialist China. International Review for the Sociology of Sport, 2017.

YU, Fu. Tapping the Potential of Sports: Incentives in China’s Reformation of the Sports Industry. CMC Senior Theses. 1609. http://scholarship.claremont.edu/cmc_theses/1609. 2017.

ZHANG, Liping; SCHIMANSKI, Silvana. Cadeias Globais de Valor e os países em desenvolvimento. Boletim de Economia e Política Internacional nº 18, Setembro/Dezembro, Ipea, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Hendler, B., Sander, D., & Costa, L. (2019). O futebol na China como a continuação da política por outros meios: da subida nas cadeias globais de valor ao projeto de soft power. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 8(16), 361–386. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v8i16.8562