A dimensão social da integração mercosulina: uma análise sobre o Projeto Mercosul Social

Autores

  • Elias David Morales Martinez Professor do Bacharelado em Relações Internacionais - Universidade Federal do ABC - UFABC. Professor da Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal do ABC - UFABC.
  • Jessica Gomes Machado

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7147

Resumo

O Mercado do Cone Sul (MERCOSUL) foi criado em 1991 como um acordo de base comercial, mas ultimamente tem evoluído para uma maior integração de cunho social. O presente artigo faz um balanço do Projeto Mercosul Social e avalia as conquistas que nessa área tem sido alcançadas. Assim, se evidencia a existência do aparato institucional do Mercosul Social apresentando quatro iniciativas devidamente analisadas: o “Programa Somos Mercosul”, as “Cúpulas Sociais”, o “Instituto do Mercosul” e o “Programa Mercosul Social e Participativo”. O estudo pretende afirmar que o projeto do Mercosul Social representa um amadurecimento da integração regional, indo além das questões meramente comerciais e, portanto, ele deve ser aprimorado, pois a participação social tem se tornado um instrumento de aproximação entre o bloco e a sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias David Morales Martinez, Professor do Bacharelado em Relações Internacionais - Universidade Federal do ABC - UFABC. Professor da Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal do ABC - UFABC.

Dr. Integração da América Latina PROLAM/USP. Mestre em Relações Internacionais - UnB.

Jessica Gomes Machado

Mestre em Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Martinez, E. D. M., & Machado, J. G. (2017). A dimensão social da integração mercosulina: uma análise sobre o Projeto Mercosul Social. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 368–394. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7147

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia