Direitos Humanos das mulheres: uma análise sobre as recomendações do Comitê CEDAW/ONU ao Estado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i11.6914Resumo
O artigo analisará as recomendações do Comitê CEDAW ao Estado brasileiro. O Comitê é o mecanismo de monitoramento da Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW). Os Estados apresentam relatórios ao Comitê sobre o tratamento dos direitos humanos das mulheres dentro de seus territórios. Em paralelo, os atores não-estatais feministas apresentam relatórios alternativos com o propósito de subsidiar as atividades do Comitê CEDAW. Com base nos relatórios oficiais e nos relatórios alternativos, o Comitê apresenta recomendações aos Estados signatários da Convenção. Neste artigo, o objetivo será examinar o conteúdo das recomendações do Comitê endereçadas ao Estado brasileiro e verificar a compliance do Brasil em relação ao regime internacional estabelecido pela Convenção. Para desenvolver essa análise, serão apresentadas definições sobre regimes internacionais em geral e regimes internacionais de direitos humanos em particular. Na sequência, serão apresentados: (i) o funcionamento e o papel da CEDAW no cenário internacional; e (ii) seus princípios conforme relatados nos documentos oficiais. Em seguida, as recomendações do Comitê CEDAW ao Estado brasileiro serão examinadas contrastando com dados sobre o tratamento dos direitos humanos das mulheres no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-23
Como Citar
Santos, C., & Pereira, A. E. (2017). Direitos Humanos das mulheres: uma análise sobre as recomendações do Comitê CEDAW/ONU ao Estado brasileiro. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(11), 152–182. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i11.6914
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Feminismos, Gênero e Relações Internacionais
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.