Reavaliando a densidade fronteiriça do Brasil na América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6823Resumo
As fronteiras, enquanto locus privilegiado das relações entre países vizinhos, passa por uma revalorização, a qual envolve rediscutir a maneira como essas regiões vem sendo abordadas nas Relações Internacionais. Desse modo, esse artigo questiona a abordagem tradicional, apresenta linhas de estudo fronteiriços pertinentes às Relações Internacionais e propõe que se avance na discussão conceitual ao apresentar o conceito de densidade histórica para circunscrever a intensidade de um dado momento histórico. Tendo em vista esse conceito e a trajetória da integração na América do Sul, verificamos um momento singular para a aproximação dos países, mas, ao mesmo tempo, cheio de desafios e limitações que perpassam pelas fronteiras, exigindo uma série de iniciativas para que a integração possa se aprofundar e consolidar a região nas estratégias nacionais de inserção internacional de cada país. Nesse sentido, abordamos as fronteiras Brasil-Uruguai, Brasil-Paraguai e Brasil-Venezuela em meio ao contexto de integração regional para verificarmos o alcance da integração transfronteiriça (ou sua falta) para os avanços (ou recuos) do processo de integração regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-21
Como Citar
Galvão, T. G., & Kenyatta, M. (2017). Reavaliando a densidade fronteiriça do Brasil na América do Sul. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 79–108. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6823
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.