Integração e desenvolvimento na fronteira Brasil-Bolívia

Autores

  • Patricia Mara Cabral Vasconcellos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6733

Resumo

O objetivo do artigo é discutir as iniciativas de integração e desenvolvimento dos atores subnacionais, na fronteira Brasil-Bolívia, na região do estado de Rondônia, no Brasil e dos Departamentos de Beni e Pando, na Bolívia. Em especial, na última década, os atores subnacionais da região têm intensificado o diálogo, motivados por questões econômicas, sociais e projetos de infraestrutura, além de uma agenda política internacional do governo do estado de Rondônia. Para compreender o fenômeno, a análise pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental. De imediato, notam-se as peculiaridades da região na dinâmica da paradiplomacia. Trata-se, tanto do lado brasileiro como boliviano, de regiões amazônicas, com suas fronteiras não priorizadas pelo governo central e que buscam alavancar o processo de desenvolvimento. Neste caso, a atividade política internacional subnacional coloca-se como um reflexo das demandas comunidade fronteiriça. Com isso, conclui-se que a ação desses atores subnacionais, no contexto apresentado, desperta para um repensar sobre a reconfiguração política da região norte e amazônica da América do Sul e suas iniciativas e parcerias com os países vizinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mara Cabral Vasconcellos, Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Rondônia (UNIR). Doutora em Relações Internacioanais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Vasconcellos, P. M. C. (2017). Integração e desenvolvimento na fronteira Brasil-Bolívia. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 154–176. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6733

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia