As relações Brasil-Venezuela: entre a rivalidade e a cooperação (2002-2010)

Autores

  • Carolina Silva Pedroso PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Palavras-chave:

Brasil e Venezuela. Relação Bilatera. Rivalidade e Cooperação.

Resumo

O início do século XXI marcou a chegada ao poder de governos progressistas, identificados com a esquerda e com uma retórica antineoliberal. O primeiro deles foi Hugo Chávez Frías na Venezuela, eleito em 1998. Em 2002 foi a vez de o Brasil escolher um ex-operário para o mais alto posto do poder Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de mudanças internas significativas, sobretudo na Venezuela, a política externa destes dois países foi bastante proativa. Ambos promoveram projetos políticos regionais para a América do Sul com objetivos semelhantes, mas estratégias distintas, motivo pelo qual é possível afirmar que se tornaram concorrentes, embora não antagônicos nem excludentes. Ademais das disputas e complementaridades na esfera regional, as relações econômicas, comerciais e políticas entre esses países também ganharam maior relevância. São estes os aspectos abordados em nosso estudo, cujo recorte histórico é delimitado por dois eventos: o golpe sofrido por Chávez em 2002, em que a intervenção do Brasil foi essencial, e o fim da presidência de Lula da Silva em 2010. Desta forma, poderemos pensar em perspectivas futuras para o relacionamento bilateral, tendo em vista as mudanças de perfil na política externa da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Silva Pedroso, PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), mestre (2013) e doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), pesquisadora do IEEI-UNESP e bolsista da FAPESP.

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

Pedroso, C. S. (2015). As relações Brasil-Venezuela: entre a rivalidade e a cooperação (2002-2010). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 143–164. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4204

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário