As relações Brasil-Venezuela: entre a rivalidade e a cooperação (2002-2010)
Palavras-chave:
Brasil e Venezuela. Relação Bilatera. Rivalidade e Cooperação.Resumo
O início do século XXI marcou a chegada ao poder de governos progressistas, identificados com a esquerda e com uma retórica antineoliberal. O primeiro deles foi Hugo Chávez Frías na Venezuela, eleito em 1998. Em 2002 foi a vez de o Brasil escolher um ex-operário para o mais alto posto do poder Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva. Além de mudanças internas significativas, sobretudo na Venezuela, a política externa destes dois países foi bastante proativa. Ambos promoveram projetos políticos regionais para a América do Sul com objetivos semelhantes, mas estratégias distintas, motivo pelo qual é possível afirmar que se tornaram concorrentes, embora não antagônicos nem excludentes. Ademais das disputas e complementaridades na esfera regional, as relações econômicas, comerciais e políticas entre esses países também ganharam maior relevância. São estes os aspectos abordados em nosso estudo, cujo recorte histórico é delimitado por dois eventos: o golpe sofrido por Chávez em 2002, em que a intervenção do Brasil foi essencial, e o fim da presidência de Lula da Silva em 2010. Desta forma, poderemos pensar em perspectivas futuras para o relacionamento bilateral, tendo em vista as mudanças de perfil na política externa da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-09
Como Citar
Pedroso, C. S. (2015). As relações Brasil-Venezuela: entre a rivalidade e a cooperação (2002-2010). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 143–164. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/4204
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.