A parceria estratégica Brasil-Uruguai no contexto da inserção internacional brasileira (2003-2014)

Autores

  • Gustavo Matiuzzi de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Université de Liège (Bélgica)

Palavras-chave:

parceria estratégica Brasil-Uruguai. inserção internacional do Brasil. integração regional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a parceria estratégica do Brasil com o Uruguai entre os anos de 2003-2014 sob a perspectiva da inserção internacional brasileira, considerando três aspectos principais: os limites e potenciais do Brasil enquanto potência regional, o contexto da política regional sul-americana e a estratégia governamental das administrações de Lula da Silva e Rousseff. O artigo guia-se por uma abordagem multiescalar, focalizando também algumas dinâmicas domésticas e externas da PEB. Constata-se que a parceria estratégica supramencionada adquiriu grande relevância para a proposta brasileira de integração, assim como para os objetivos nacionais de desenvolvimento, dando margem para avanços consideráveis em ambos os campos de atuação, porquanto é compatível com a ideia de inserção internacional do Brasil e com seus limites estruturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Matiuzzi de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Université de Liège (Bélgica)

Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Liège (Bélgica). Pesquisador do Center for International Relations Studies da Universidade de Liège (CEFIR-ULg).

Downloads

Publicado

2015-09-09

Como Citar

Souza, G. M. de. (2015). A parceria estratégica Brasil-Uruguai no contexto da inserção internacional brasileira (2003-2014). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 165–186. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4137

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário