Revisando a Política Externa de Direitos Humanos: uma análise conceitual e empírica a partir do Governo Lula

Autores

  • Danielle Costa da Silva IESP-UERJ
  • Pablo de Rezende Saturnino Braga IESP-UERJ

Palavras-chave:

Análise de Política Externa. Direitos Humanos. política externa brasileira. política pública.

Resumo

A partir do debate conceitual e a evolução da subárea de Análise de Política Externa, esse artigo trata das principais questões que permeiam a relação entre política externa e direitos humanos. Adota como chave de leitura a política externa como sendo uma política pública, e, nesse esforço, aprofunda o diálogo entre os campos da Ciência Política e das Relações Internacionais. O estudo de caso da política externa de direitos humanos durante o governo Lula serve como parâmetro para iluminar as marcantes dualidades entre soberania e direitos humanos, bem como suas consequências para a formulação da política externa brasileira na área dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Costa da Silva, IESP-UERJ

Doutoranda e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO).

Pablo de Rezende Saturnino Braga, IESP-UERJ

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), Mestre (2010) e Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da graduação em Relações Internacionais da IBMEC-RJ e Analista de Relações Internacionais da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). É pesquisador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO-Rio).

Downloads

Publicado

2015-01-06

Como Citar

Silva, D. C. da, & Braga, P. de R. S. (2015). Revisando a Política Externa de Direitos Humanos: uma análise conceitual e empírica a partir do Governo Lula. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 169–203. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3434

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Direitos Humanos e Relações Internacionais