Uma reconstrução do construtivismo nas Relações Internacionais

Autores

  • Stefano Guzzini Uppsala Universitet
  • João Nackle Urt UFGD

Palavras-chave:

construtivismo. Teoria das Relações Internacionais. metateoria. dupla hermenêutica. intersubjetividade. poder. reflexividade.

Resumo

Como forma de evitar tanto abordagens teoricamente ecléticas, quanto abordagens teoricamente redundantes, este artigo propõe uma reconstrução possível e coerente do construtivismo, entendido como uma metateoria reflexiva. Esta reconstrução começa levando a sério a dupla virada sociológica e interpretivista nas ciências sociais. Baseado na “dupla hermenêutica”, o construtivismo pode ser mais bem compreendido distinguindo-se sua postura quanto ao nível da observação, quanto ao nível da ação propriamente dita e quanto à relação entre esses dois níveis. Com base nessa distinção, o artigo argumenta que o construtivismo trata, do ponto de vista epistemológico, sobre a construção social do conhecimento e, do ponto de vista ontológico, sobre a construção da realidade social. Além disso, o construtivismo demanda a combinação de uma teoria social do conhecimento com uma teoria intersubjetivista da ação, em detrimento de uma teoria individualista da ação. Finalmente, a análise do poder é central para compreender a ligação reflexiva que se estabelece entre os níveis da observação e da ação. Este argumento está inserido numa contextualização na qual o construtivismo é inspirado pela “modernidade reflexiva” e, mais diretamente, pelo fim da Guerra Fria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefano Guzzini, Uppsala Universitet

Mestre em Economia pela London School of Economis e PhD em Ciências Sociais e Políticas pelo European University Institute, Florença. É Pesquisador Sênior do Instituto Dinamarquês para Estudos Internacionais e Professor Associado na Uppsala University, Suécia. Entre suas diversas obras, destacam-se os livros Realism in International Relations and International Political Economy: the continuing story of a death foretold (1998), traduzido para o chinês, o checo, o italiano e o romeno, e Power, realism and constructivism: theories and theorists (2013).

João Nackle Urt, UFGD

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), possui Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2006) e Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2009). Doutorando em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente, atua como Professor Assistente na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Univesidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Como Citar

Guzzini, S., & Urt, J. N. (2014). Uma reconstrução do construtivismo nas Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 376–429. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3109

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)