A Comunidade Andina e a cooperação para o combate ao tráfico de drogas ilícitas

Autores

  • Leandro Fernandes Sampaio Santos PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Palavras-chave:

Comunidade Andina. tráfico de drogas. segurança cooperativa.

Resumo

A proposta deste trabalho é compreender a cooperação em matéria de segurança e defesa entre os países da Comunidade Andina de Nações para o combate ao narcotráfico. Pretende-se estudar o tráfico ilícito de drogas como problema para a cooperação em segurança e defesa para os países da Comunidade Andina de Nações e analisar as percepções de ameaça, os planos, as políticas e as agendas de combate ao narcotráfico na região, bem como as medidas e ações tomadas no âmbito intrabloco para conter esta modalidade de crime transnacional, partindo do pressuposto de que a problemática da guerra às drogas levou à militarização da luta contra o tráfico de substâncias ilícitas obscurecendo a fronteira entre a segurança interna e externa fazendo com que perdure o conflito na região. Para realizar o presente estudo, será delimitado o marco contextual entre 2001, quando começou a elaboração da primeira “Estratégia andina de lucha contra La droga y La delicuencia conexa”, e 2012, ano de lançamento da “Estrategia Andina Sobre El Problema Mundial de La Drogas”, última estratégia conjunta entre os países da CAN contra o tráfico de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Fernandes Sampaio Santos, PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Área de concentração: Paz, defesa e segurança internacional.

Downloads

Publicado

2014-10-01

Como Citar

Santos, L. F. S. (2014). A Comunidade Andina e a cooperação para o combate ao tráfico de drogas ilícitas. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(5), 103–133. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2903

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas