A Comunidade Andina e a cooperação para o combate ao tráfico de drogas ilícitas
Palavras-chave:
Comunidade Andina. tráfico de drogas. segurança cooperativa.Resumo
A proposta deste trabalho é compreender a cooperação em matéria de segurança e defesa entre os países da Comunidade Andina de Nações para o combate ao narcotráfico. Pretende-se estudar o tráfico ilícito de drogas como problema para a cooperação em segurança e defesa para os países da Comunidade Andina de Nações e analisar as percepções de ameaça, os planos, as políticas e as agendas de combate ao narcotráfico na região, bem como as medidas e ações tomadas no âmbito intrabloco para conter esta modalidade de crime transnacional, partindo do pressuposto de que a problemática da guerra às drogas levou à militarização da luta contra o tráfico de substâncias ilícitas obscurecendo a fronteira entre a segurança interna e externa fazendo com que perdure o conflito na região. Para realizar o presente estudo, será delimitado o marco contextual entre 2001, quando começou a elaboração da primeira “Estratégia andina de lucha contra La droga y La delicuencia conexa”, e 2012, ano de lançamento da “Estrategia Andina Sobre El Problema Mundial de La Drogas”, última estratégia conjunta entre os países da CAN contra o tráfico de drogas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-01
Como Citar
Santos, L. F. S. (2014). A Comunidade Andina e a cooperação para o combate ao tráfico de drogas ilícitas. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(5), 103–133. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2903
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.