Rússia e China: transformações econômicas à luz da história das Relações Bilaterais

Autores

  • Irina Mikhailova Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Rússia. China. Planificação. Estratégias de Transição. Relações Bilaterais.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi examinar as transformações econômicas na Rússia e na China à luz da evolução histórica das relações entre os dois países e explicar como estas relações influenciaram caminhos dos países em questão. Procurou-se mostrar que as relações sino-soviéticas não só impactaram, direta e indiretamente, no desempenho das economias socialistas, mas, numa certa medida, estimularam as transformações pós-socialistas nos países. Foram analisadas diferentes estratégias de transição da economia planificada socialista para a economia de mercado: a estratégia gradual dirigida pelo Estado, no caso da China, e a estratégia neoliberal de transformações rápidas, no caso da Rússia. Também, foram revelados os fatores que contribuíram para caminhos diferentes dos países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina Mikhailova, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Economia pelo Instituto de Finanças e Economia de São Petersburgo, Rússia, atualmente professora associada do departamento de Ciências Econômicas da UFSM.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Mikhailova, I. (2014). Rússia e China: transformações econômicas à luz da história das Relações Bilaterais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 308–335. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2702

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea