Narrativa e a construção da nação: um diálogo entre Homi Bhabha, “Leni” Riefenstahl e Franz Neumann.

Autores

  • Katiuscia Moreno Galhera UNICAMP

Palavras-chave:

Teoria pós-colonial. nacional-socialismo. Teoria Crítica.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da narração na construção do consenso em torno da ideia de nação nacional-socialista, especificamente pela análise do filme de Leni Riefenstahl “Triunfo da Vontade”. Considerando que a cinematografia era controlada pelo Estado totalitário, procuraremos ilustrar os recursos de convencimento narrativos utilizados nesta propaganda nazista. Para tanto, utilizaremos tanto a análise crítica de Franz Neumann sobre a desconstrução da ideia de nação sob Hitler – um dos autores (mais desconhecidos) da Teoria Crítica/ Escola de Frankfurt –, quanto Homi Bhabha – um dos principais expoentes do pós-colonialismo – para fundamentar o papel e importância da(s) narrativa(s) sobre a formação do Estado nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Moreno Galhera, UNICAMP

Doutoranda em Ciencia Politica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Galhera, K. M. (2014). Narrativa e a construção da nação: um diálogo entre Homi Bhabha, “Leni” Riefenstahl e Franz Neumann. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 284–307. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2644

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea