Cooperação Sul-Sul e desenvolvimento integrado como diretrizes da política externa brasileira: uma análise do plano de ação conjunta Brasil-China
Palavras-chave:
Cooperação Sul-Sul. Relações Brasil-China. Plano de Ação Conjunta Brasil-China.Resumo
No ano de 2009, em uma visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, foi apresentado pelo então presidente brasileiro e o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, o Plano de Ação Conjunta entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China, 2010-2014. Trata-se de um plano ambicioso, denso e amplo, que parte do macro para o micro, buscando fundamentar e organizar a relação entre Brasil e China no cenário internacional, focado na cooperação entre as nações e na coordenação de suas ações em temas de interesse mútuo em âmbito local, regional e global. O texto do Plano de Ação Conjunta segue as diretrizes de política externa brasileira, contudo, privilegia a relação bilateral entre Brasil e China, dentro de um cenário global político e econômico incerto. O artigo ora apresentado tem como objetivo visualizar, à luz do texto do Plano de Ação Conjunta, estratégias e ações direcionadas à cooperação entre as nações que tem como núcleo o desenvolvimento mútuo. O plano segue, na sua concepção uma proposta de cooperação Sul-Sul, de modo bilateral, onde o desenvolvimento é resultado da integração das ações políticas e econômicas das nações ordenadas de forma estratégicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-16
Como Citar
Leite, A. C. C. (2013). Cooperação Sul-Sul e desenvolvimento integrado como diretrizes da política externa brasileira: uma análise do plano de ação conjunta Brasil-China. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 67–85. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2196
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Brasil no mundo: a política externa brasileira em debate.
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.