A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAIS E NÃO SENSORIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PONTA PORÃ E A ABORDAGEM DOS PROFESSORES

Rita de Fátima da Silva, Lino Gonçalves

Resumo


O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS.  O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.